MAIS LIDAS
VER TODOS

INOVAÇÃO

Agricultura: produtor de Novo Itacolomi inicia plantio de lúpulo

Município será o primeiro produtor da planta utilizada para fabricação de cerveja no Vale do Ivaí

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.11.2023, 14:20:28 Editado em 06.11.2023, 14:20:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A terra do frango e da banana está explorando o potencial de outra cultura bastante promissora: o lúpulo. Mais de duas mil mudas da planta utilizada para a fabricação de cerveja foram plantadas recentemente na propriedade do agricultor Daniel de Oliveira, em Novo Itacolomi, no norte do Paraná. O município é o primeiro em todo o Vale do Ivaí a introduzir esse tipo de cultivo.

continua após publicidade

Oliveira, que também é avicultor, conta que o interesse pela planta típica de países frios surgiu em conversa com um agrônomo que lhe apresentou o potencial do cultivo no Brasil que já é uma realidade, pelo qual muitos produtores vislumbram um futuro promissor para o mercado cervejeiro.

“Fui até São Paulo ver o plantio de perto e fiquei maravilhado. Procurei conhecer melhor por meio de vídeos na internet e entrei em contato com outros produtores em outros estados. Todos relatam a viabilidade dessa cultura que ainda é pouco conhecida aqui no Brasil e tem possibilidade de grande crescimento devido seu valor comercial, tendo em vista a grande quantidade de cervejeiros artesanais em grande escala no Brasil”, afirma.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Conab estima safra recorde de 317,6 milhões de toneladas em 2023

Com o apoio da esposa e da filha, Daniel decidiu investir nessa nova empreitada e comprou 2 mil mudas para plantar um campo de lúpulo em Novo Itacolomi, o primeiro no norte do Paraná. “Sou uma pessoa que gosta de inovação”, revela.

Acostumado com o plantio de milho e soja, o agricultou conta com a consultoria de um técnico do estado de São Paulo que o ensinou a fazer o manejo da planta. Enquanto o agricultor aprendia do zero sobre como plantar, sua esposa Roselene Souza Melo decidiu se especializar no produto final do lúpulo: a cerveja. Ela está cursando Tecnologia em Produção de Cerveja com objetivo de desenvolver um produto artesanal futuramente.

continua após publicidade

“Temos uma expectativa boa, apesar de ter um custo considerado alto para a plantação, o retorno é certo”, assinala Daniel.

O lúpulo é uma cultura de ciclo anual, precisa de 14 a 16 horas de luz o que necessitou investimento na propriedade com a instalação de postes com luzes para garantir a viabilidade da plantação.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Agricultura: produtor de Novo Itacolomi inicia plantio de lúpulo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!