MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA FAMILIAR

Agricultura: IFPR e Prefeitura de Ivaiporã estudam parceria

A parceria é especialmente voltada à área de solos, para melhorar a fertilidade

Da Redação

·
A parceria é especialmente voltada à área de solos, para melhorar a fertilidade
Icone Camera Foto por Assessoria PMI
A parceria é especialmente voltada à área de solos, para melhorar a fertilidade
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.09.2021, 08:52:02 Editado em 21.09.2021, 08:52:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A diretora do Departamento de Agricultura e Abastecimento de Ivaiporã, Estela Guisi Bagio Zanetti, recebeu a visita do professor do curso de Engenharia Agronômica do Campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Mateus José Falleiros da Silva, a quem apresentou os projetos desenvolvidos com os agricultores do município e falou sobre as ações da área de solos que serão realizadas pelo Campus do IFPR.

continua após publicidade

Segundo Mateus Falleiros o momento é oportuno, uma vez que a obra de construção do bloco de laboratórios para o curso de Agronomia foi concluída e possibilitará desenvolver mais atividades em parceria com o município.

O professor sugeriu estabelecer uma parceria especialmente voltada à área de solos, podendo envolver projetos para melhorar a fertilidade com adubos e fertilizantes alternativos ou produzidos na propriedade do agricultor – ou com o levantamento e propostas técnicas e inovadoras no manejo dos solos.

continua após publicidade

Nesta parceria seria considerada a possibilidade de participação dos estudantes de Agronomia ou de outros cursos com apoio técnico dos professores, desenvolvendo soluções tecnológicas e inovações que possam melhorar a produtividade ou reduzir os custos de produção do agricultor.

“O Campus do IFPR trabalha para formar agrônomos habilitados e qualificados para atuar com os agricultores familiares – além de desenvolver oportunidades de emprego e renda no campo”, comentou Mateus Falleiros, observando que o contato com os agricultores faz o diferencial do profissional formado no IFPR.

Estela Zanetti acredita que poderá ser estabelecido um termo de cooperação técnica entre o Departamento de Agricultura e o Campus do IFPR. “O prefeito Carlos Gil é comprometido com o desenvolvimento da agricultura familiar do município, e tem dialogado com os agricultores para entender as necessidades”, afirmou Estela Zanetti.

A reunião contou com a participação do engenheiro agrônomo Gil Roberto Garib, que apresentou o trabalho voltado ao atendimento dos agricultores familiares.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Agricultura: IFPR e Prefeitura de Ivaiporã estudam parceria"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!