Vale do Ivaí

Adapar identifica foco de raiva em Marilândia do Sul

Em uma propriedade, 4 animais morreram com o vírus da raiva; foco da doença é investigado.

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Adapar identifica foco de raiva em Marilândia do Sul
Adapar identifica foco de raiva em Marilândia do Sul

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) de Apucarana identificou um foco de raiva em uma propriedade de Marilândia do Sul. Pelo menos 4 animais morreram com o vírus da raiva, transmitido por morcegos hematófagos.

continua após publicidade

De acordo com o fiscal de Defesa Agropecuária Rafael Salmazo, o primeiro caso foi registrado há cerca de 30 dias com a morte de uma cabra. Em seguida duas vacas e uma novilha também morreram. "O produtor pediu que o veterinário verificasse a situação e ele notificou a Adapar. Foi realizado a coleta nos animais que apontou o vírus da raiva. Na propriedade, já havia histórico de animais com mordidas de morcego", detalhou o fiscal.

De acordo com ele, todos os outros animais da propriedade já foram vacinados e os produtores ao redor estão sendo orientados a vacinar também. "Estamos delimitando um raio de pelo menos 5 KM das propriedades ao redor para realizar orientações. Pedimos para que os produtores vacinem todos os herbívoros (bovinos, bubalinos, equinos, caprinos e ovinos) para evitar morte de animais. Os seres humanos que tiveram contato com animais contaminados foram encaminhados para o setor de Saúde do município para realizar um acompanhamento preventivo", explicou Salmazo.

continua após publicidade

A Adapar ficará responsável ainda por uma pesquisa em relação ao local onde pode haver abrigo de morcegos para identificar o foco da doença. Em caso de mordedura dos animais por morcego ou possibilidade de abrigos com morcegos hematófagos, a orientação é comunicar a Adapar, através do telefone 43 3308 8805.

"É importante orientar as pessoas para não manipularem morcegos caso encontrem os animais. Se o animal estiver contaminado, pode ser perigoso", finalizou o fiscal.