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Abandono escolar aumenta quase 60% na região em 2022

No ano passado, 1.589 alunos desistentes foram registrados nos colégios estaduais dos 16 municípios pertencentes ao NRE de Apucarana

Da Redação

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As duas principais cidades da região registram o maior número de alunos que abandonaram as aulas
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As duas principais cidades da região registram o maior número de alunos que abandonaram as aulas
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.01.2023, 12:45:00 Editado em 26.01.2023, 11:44:16
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O número de estudantes que abandonaram as aulas no ensino médio, ensino profissional-técnico e Ensino de Jovens e Adultos (EJA) aumentou quase 60% em 2022 na comparação com o ano anterior no Núcleo Regional de Educação (NRE) em Apucarana. Os dados são do Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere).

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No ano passado, 1.589 alunos desistentes foram registrados nos colégios estaduais dos 16 municípios pertencentes ao NRE de Apucarana contra 995 no mesmo período do ano passado, o que representa um crescimento de 59,7%.

As duas principais cidades da região registram o maior número de alunos que abandonaram as aulas. Em Apucarana, foram 760 estudantes em 2022 contra 442 em 2021, um aumento de quase 72%. Em Arapongas, a desistência cresceu 28,5% no ensino médio, passando de 309 para 397 registros.

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A desistência é diferente da evasão escolar e ocorre quando o aluno deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo. Já a evasão ocorre quando o aluno não realiza a matrícula no início do próximo ano.

O Colégio Estadual Nilo Cairo, de Apucarana, registrou um dos maiores índices de desistência. O número passou de 29 registros de abandono escolar em 2021 para 156 em 2022, um aumento de 438%.

A professora Cibele Barneze, diretora do Nilo Cairo, afirma que o problema está concentrado no período noturno. “Mais de 50% dos alunos que estudam à noite abandonaram as salas de aula”, explica.

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Segundo ela, esse índice é resultado do fim da pandemia de covid-19 e da retomada das aulas presenciais. “Muitos alunos, principalmente os que trabalham, não conseguiram se adequar. Muitos deixam o trabalho às 17h30 e, como aulas começam às 18h35 e terminam às 22h45, não conseguiram suportar o ritmo”, diz.

Em 2020 e até mesmo em 2021, com as aulas virtuais e a maior flexibilidade por conta da pandemia, não houve tantos casos de desistência. “É uma situação que preocupa. Nós conversamos com os pais e levamos os casos ao Conselho Tutelar. Esses alunos optaram por trabalhar em vez de estudar”, comenta a diretora.

Em 2022, o Colégio Nilo Cairo abriu oito turmas no período noturno, com 45 alunos cada, em média, nos três anos do ensino médio. Para 2023, a procura caiu. Até agora são quatro turmas garantidas: dois segundos anos e dois terceiros anos. “Estamos pleiteando um primeiro ano, mas está sendo um desafio”, revela a diretora.

Por, Fernando Klein

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