MAIS LIDAS
VER TODOS

Vale do Ivaí

16ª RS vai oferecer bombas costais para o combate ao Aedes aegypti

São três equipamentos novos e mais 13 que acabaram de passar por manutenção completa

Da Redação

·
Equipamentos estarão disponíveis para os municípios que precisarem de apoio na realização de bloqueios contra a dengue
Icone Camera Foto por Divulgação
Equipamentos estarão disponíveis para os municípios que precisarem de apoio na realização de bloqueios contra a dengue
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.02.2025, 16:20:43 Editado em 28.02.2025, 16:22:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

A 16ª Regional de Saúde (RS), de Apucarana, já tem à sua disposição 16 bombas costais para atender os municípios da sua área de abrangência no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. São três equipamentos novos e mais 13 que acabaram de passar por manutenção completa.

-LEIA MAIS: Prefeitura libera pesca no lago municipal de Jardim Alegre no Carnaval

continua após publicidade

O diretor da Regional de Saúde, Lucas Leugi, informa que os equipamentos estarão disponíveis para os municípios que precisarem de apoio na realização de bloqueios e também reforçar o enfrentamento em casos de epidemia de dengue.

“Recebemos orientação do secretário de estado da saúde, Beto Preto, no sentido de deixar os equipamentos em perfeitas condições de uso neste período que é o mais preocupante no ciclo da dengue, quando as condições climáticas – com muito calor e chuvas frequentes - são mais propícias para a proliferação do mosquito causador da dengue”, explica Leugi.

As bombas costais que já estavam em uso na região, foram totalmente revisadas pelo técnico Abel Vieira, da Seção de Apoio à Logística e Insumos (Scali), da Secretaria de Estado da Saúde. “A bomba costal é utilizada para fazer o bloqueio químico contra o Aedes Aegypti, em áreas com alta incidência de focos”, informa Anelize Sassa Brizola, da Seção de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador.

continua após publicidade

Ela explica que a aplicação do inseticida é a última opção no combate à dengue. De acordo com a técnica da Sesa, as principais medidas são ações de prevenção visando a eliminação de criadouros e mutirões de limpeza, além de bloqueios mecânicos realizados em todo caso notificado.

O diretor da 16ªRS, Lucas Leugi, lembra que no último ciclo da dengue Apucarana enfrentou uma severa epidemia, com o registro de 18.647 casos confirmados e 26 óbitos. Arapongas registrou 8.943casos e 22 óbitos. “Agora, em parceria com os municípios, estamos prontos para atender a todos, com a disponibilidade de bombas costais, inseticida, larvicida, testes rápidos e vacinas, na faixa etária de 10 a 14 anos. O mais importante são as ações preventivas da saúde pública, com o engajamento efetivo da população”, pontua Leugi.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "16ª RS vai oferecer bombas costais para o combate ao Aedes aegypti"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!