MAIS LIDAS
VER TODOS

AEDES AEGYPTI

16ª Regional de Saúde ultrapassa 3,1 mil casos de dengue

Boletim da Sesa divulgado nesta terça-feira (6) trouxe um total de 3.104 casos confirmados da doença e nove municípios em epidemia

Da Redação

·
Agentes de endemias no combate à dengue
Icone Camera Foto por Prefeitura de Apucarana
Agentes de endemias no combate à dengue
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.06.2023, 18:45:26 Editado em 06.06.2023, 18:45:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A área da 16ª Regional de Saúde, no norte do Paraná, ultrapassou 3 mil casos de dengue. Informe epidemiológico divulgado nesta terça-feira (6) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) trouxe 3.104 confirmações da doença, 347 a mais do que o boletim anterior. O boletim mostra que todas as 17 cidades da área de abrangência da regional registraram casos da doença e nove enfrentam epidemia.

continua após publicidade

O aumento de casos da última semana coloca Apucarana, sede da regional, em alerta. O município, que tem população estimada em 137.438 pessoas, soma 423 confirmações e incidência de casos autóctones de 288,86.

- LEIA MAIS: Ivaiporã entra em estado de epidemia de dengue, informa Sesa

continua após publicidade

De acordo com o chefe da 16ª RS, Macos Costa, outros municípios podem entrar em epidemia nos próximos dias. Contudo, a tendência é que o número de casos pare de crescer devido ao frio e ausência de chuva.

"Realmente, houve um aumento de casos, alguns municípios em epidemia, e outros já devem entrar em epidemia nos próximos dias. Mas ocorre que estamos em junho e esses números são do período epidemiológico, que começou ano passado. Muitos desses casos positivos já estão curados. Temos perspectiva que com o tempo seco e fio a tendência é baixar o número de casos", explica.

No total, nove municípios da 16ª RS estão em estado de epidemia: Cambira, Bom Sucesso, Borrazópolis, Faxinal, Jandaia do Sul, Kaloré, Novo Itacolomi, Sabáudia e São Pedro do Ivaí.

continua após publicidade

PARANÁ

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (6) a atualização do boletim epidemiológico da dengue. O informe confirma mais 8.600 casos positivos e cinco mortes. Agora o Estado soma 61 óbitos e 85.397 casos confirmados pela doença, 11% a mais do que no informe anterior (76.797) neste período epidemiológico, que teve início em agosto de 2022 e segue até o final de julho deste ano.

Com relação aos óbitos, três são do município de Londrina (dois homens de 84 e 43 anos, e uma mulher de 74 anos); uma mulher de 74 anos era residente de Ibiporã; e outra de 72 anos era de Missal. Todos tinham comorbidades.

As 22 Regionais de Saúde possuem casos confirmados da doença. Dos 399 municípios, 356 possuem casos confirmados. Os casos autóctones, adquiridos no município de residência dos infectados são a maioria, 65.003, contra 364 adquiridos em outros estados e “importados” para o Paraná. O Estado já descartou 104.774 casos suspeitos.

continua após publicidade

“A principal orientação para que ocorra a diminuição nos números de casos de dengue é a eliminação dos focos que acumulam água parada, como em vasos de planta, caixas d´água ou pneus velhos deixados no quintal. Precisamos de uma verdadeira força tarefa junto a população para intensificar o cuidado e eliminar o Aedes aegypti”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

CHIKUNGUNYA

O mosquito também é transmissor da chikungunya. Neste informe, o número de casos confirmados é de 617, um aumento de 2,49% em relação à semana anterior, quando os casos confirmados somavam 602. O Estado permanece com 3 óbitos registrados pela doença.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "16ª Regional de Saúde ultrapassa 3,1 mil casos de dengue"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!