Revista UAU!

Veja os sintomas mais comuns do câncer de pulmão

A atriz Ana Beatriz Nogueira, de 54 anos, está enfrentado a doença e deve passar por uma cirurgia este mês

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Veja os sintomas mais comuns do câncer de pulmão
fonte: Reprodução/Instagram

Na última quarta-feira (2), a colunista do jornal O Globo Patrícia Kogut divulgou a informação de que a atriz Ana Beatriz Nogueira, de 54 anos, foi diagnosticada com câncer de pulmão. O tumor foi identificado em fase inicial e a atriz deve passar por uma cirurgia neste mês. 

continua após publicidade

Ana, que interpreta Elenice na novela "Um Lugar Ao Sol", descobriu a doença depois de fazer uma tomografia. O exame foi feito após a atriz ter Influenza. 

Conforme os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pulmão é o segundo tipo mais comum em homens e mulheres no Brasil, e o primeiro em todo o mundo, tanto em incidência quanto em mortalidade, desde 1985. 

continua após publicidade

Uma das principais causas da doença é o tabagismo, onde aproximadamente 85% dos casos diagnosticados, o câncer está relacionado ao consumo de derivados de tabaco. Pessoas que nunca fumaram, mas estão em contato frequente com a fumaça do cigarro ou outros produtos químicos, podem ter câncer, porém, a possibilidade é menor. 

Os sintomas de câncer de pulmão normalmente só aparecem quando a doença está em fase mais avançada, o que pode atrasar o diagnóstico e o início do tratamento.

Veja os 14 principais sinais e sintomas do câncer de pulmão:

continua após publicidade

Tosse seca e persistente;

Dificuldade para respirar;

Falta de ar;

continua após publicidade

Diminuição do apetite;

Perda de peso;

continua após publicidade

Rouquidão;

Dor nas costas;

Dor no tórax;

continua após publicidade

Sangue no catarro;

Cansaço extremo.

A persistência desses sintomas deve ser observada como um alerta para a investigação da doença por um médico pneumologista ou clínico geral.

continua após publicidade

No estágio mais avançado, os sintomas normalmente incluem:

Catarro com sangue;

continua após publicidade

Dificuldade em engolir;

Rouquidão;

Infecção pulmonar recorrente.

Diagnóstico

O diagnóstico do câncer no pulmão é feito com a avaliação dos sinais e sintomas apresentados, o histórico de saúde e familiar e o resultado de exames específicos, como a radiografia do tórax, tomografia computadorizada e biópsia do tecido pulmonar.

A identificação do tumor precocemente possibilita o início da tratamento da doença nos estágios iniciais prevenindo o desenvolvimento de complicações e aumentando as chances de recuperação do paciente.

Com informações do portal Tua Saúde.