MAIS LIDAS
VER TODOS

ENTENDA

Psicóloga com filho autista fala sobre família e trabalho

Márcia Silveira, influencer, psicóloga, natural de Francisco Sá, munícipio do interior de Minas Gerais

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.11.2021, 16:56:44 Editado em 01.11.2021, 16:56:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Durante a pandemia encerrou as atividades do consultório por causa das restrições e começou a dedicar às redes sociais e hoje seu instagram conta com mais de 220 mil seguidores. O empoderamento feminino corre em suas veias e suas histórias de vida e postagens que compartilha nas redes sociais buscam orientar mulheres, principalmente mulheres que nasceram com poucos privilégios.

continua após publicidade

Especialista e referência no tratamento e diagnóstico de autismo, Márcia, atendia em seu consultório, um grande número de casos diagnosticados precocemente por ela. Era muito comum seu diagnóstico, por ainda não apresentar inicialmente os sintomas, ser contraditado por outro profissional e mais tarde constatar que ela estava com a razão. Muitas mães mandavam mensagens ou retornavam ao consultório pedindo ajuda depois de constatar que a psicóloga estava certa em seu diagnóstico inicial.

Bernardo, filho de Márcia, diagnosticado com autismo, apresentava sintomas de ecolalia imediata. Ecolalia é a repetição das palavras ou das frases de outra pessoa. O ato da repetição pode ser sintoma que caracteriza o autismo. O fenômeno teve suas primeiras descrições por Kanner em 1943.

continua após publicidade

“A ecolalia é um sintoma muito evidente de crianças com autismo. Você pergunta pra criança qual seu nome e ela responde com a mesma pergunta repetindo a frase qual seu nome. Isso mostra que a criança tem condições de ouvir a palavra ou frase, mas não conseguiu codificar ou processar uma resposta” relata Márcia.

Nos casos da ecolalia tardia a criança fica repetindo durante o dia ou em outro momento e repete as palavras fora do contexto. “Vale lembrar qua não é possível pegar um sintoma isolado e fazer um diagnóstico. Estou apenas falando que ecolalia é, inclusive, um sintoma de autismo. E eu queria salientar que é possível acabar com as ecolalias. O tratamento do meu filho durou quatro anos, hoje aos 11 anos ele é bilíngue e tem anos que não faz mais terapia. Uma das formas é aumentando o repertório de linguagem. Esse é um trabalho para fonoaudiólogos”, encerra Márcia.

Para conhecer e acompanhar um pouco da sua vida seu instagram é @marciasilveirapsi.

continua após publicidade
Psicóloga com filho autista fala sobre família e trabalho
Foto por Reprodução


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Revista UAU!

    Deixe seu comentário sobre: "Psicóloga com filho autista fala sobre família e trabalho"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!