MAIS LIDAS
VER TODOS

CAMPANHA ELEITORAL

Músicos fazem manifesto contra paródia na campanha eleitoral

Entre os artistas, podemos encontrar nomes como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e Samuel Rosa

Da Redação

·
Músicos fazem manifesto contra paródia na campanha eleitoral
Icone Camera Foto por Reprodução/Instagram
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.02.2022, 17:56:45 Editado em 08.02.2022, 17:56:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

De acordo com matéria publicada pelo g1, mais de 350 músicos assinaram um manifesto contra a versão de suas músicas serem utilizadas em campanhas eleitorais.

continua após publicidade

Entre os artistas, podemos encontrar nomes como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e Samuel Rosa.

O caso ocorreu, pois o tema tem previsão de ser julgado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quarta-feira (09). De acordo com o g1, a justiça irá analisar se as versões das canções para as campanhas devem ser consideradas paródias e, com isso, serem isentas de autorização e pagamento de direitos autorais.

continua após publicidade

O fato está tomando novas proporções, pois nas eleições de 2020, como explica o g1, houve muitas músicas utilizadas como jingle, e isso gerou muitos autores contrariados com a situação.

A prática teve um aumento significativo, quando, nas eleições de 2014 o cantor Tiririca utilizou uma música de Roberto Carlos. Como colocado pelo g1, o refrão clássico "eu voltei, agora para ficar, porque aqui, aqui é o meu lugar" se tornou essencial para a campanha política do Tiririca. "Eu votei, de novo vou votar, Tiririca, Brasília é seu lugar", alterou.

Apesar de Tiririca ter sido condenado, o deputado federal recorreu e reverteu o resultado. O caso aconteceu, pois o STF diz que o uso da música é considerado como "paródia" e, por isso, é isento de autorização e direitos autorais.

continua após publicidade

O caso toma essa direção, pois, de acordo com o advogado Sidney Sanches, presidente da comissão de direito autoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e conforme matéria do g1, o direito brasileiro dá espaço à paródia para assegurar liberdade de expressão e o humor no debate público.


Fonte: g1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Revista UAU!

    Deixe seu comentário sobre: "Músicos fazem manifesto contra paródia na campanha eleitoral"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!