MAIS LIDAS
VER TODOS

luto no cinema

Morre, aos 75 anos, o ator britânico Tom Wilkinson

O artista teve uma carreira com participações em inúmeras produções

Da Redação

·
Ator britânico Tom Wilkinson faleceu aos 75 anos
Icone Camera Foto por Reprodução
Ator britânico Tom Wilkinson faleceu aos 75 anos
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.12.2023, 16:33:00 Editado em 30.12.2023, 16:33:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ator britânico Tom Wilkinson faleceu neste sábado (30) aos 75 anos. Conforme comunicado dos familiares, a causa foi morte súbita e ele estava em sua casa.

continua após publicidade

"É com grande tristeza que a família de Tom Wilkinson anuncia que ele morreu repentinamente em casa no dia 30 de dezembro. A família pede privacidade neste momento".

-LEIA MAIS: Amado Batista termina noivado com jovem 48 anos mais nova

continua após publicidade

Wilkinson, cuja carreira foi marcada por atuações memoráveis em filmes como "Ou tudo ou nada" (1997), "O Grande Hotel Budapeste" (2014), "Shakespeare apaixonado" (1998) e "O exorcismo de Emily Rose" (2005), entre outros, foi duas vezes indicado ao Oscar por "Entre quatro paredes" (2001) e "Conduta de risco" (2008).

Nascido em Leeds, na Inglaterra, Wilkinson descobriu sua vocação para as artes aos 18 anos, quando foi convidado para dirigir uma peça. A partir daí, ele começou a "fazer algo que sabia fazer" e sua carreira decolou, especialmente após se formar na Royal Academy of Dramatic Art. Longe dos holofotes, Wilkinson era conhecido por sua discrição. "Gosto de não ser reconhecido", afirmou em vida.

Em 1997, o ator foi agraciado com o prêmio BAFTA por sua atuação em "Ou tudo ou nada". Recentemente, ele reprisou seu papel como o capataz Gerald na série da Disney que retoma a história dos personagens 26 anos depois. Ao longo de sua trajetória, Wilkinson acumulou seis indicações ao BAFTA, o equivalente britânico ao Oscar.

continua após publicidade

Além disso, Wilkinson conquistou um Emmy por sua interpretação de Benjamin Franklin, um dos pais fundadores dos EUA, na minissérie "John Adams" (2008), da HBO Max. Ele também foi indicado ao mesmo prêmio em 2014 pela minissérie "The Kennedys" (2011), que lhe rendeu um Globo de Ouro em 2009.

Com informações do iG

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Revista UAU!

    Deixe seu comentário sobre: "Morre, aos 75 anos, o ator britânico Tom Wilkinson"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!