MON faz homenagem aos 90 anos do artista Fernando Velloso - TNOnline
Mais lidas

    Revista UAU!

    Cultura

    MON faz homenagem aos 90 anos do artista Fernando Velloso

    MON faz homenagem aos 90 anos do artista Fernando Velloso
    Foto por Reprodução
    MON faz homenagem aos 90 anos do artista Fernando Velloso
    Foto por Reprodução
    MON faz homenagem aos 90 anos do artista Fernando Velloso
    Foto por Reprodução
    MON faz homenagem aos 90 anos do artista Fernando Velloso
    Foto por Reprodução
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 21.08.2020, 15:23:53 Editado em 21.08.2020, 15:23:34
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Um dos mais importantes artistas do Paraná, o curitibano Fernando Velloso, completou 90 anos neste mês de agosto e será homenageado pelo Museu Oscar Niemeyer (MON) com um diálogo entre ele e os professores e curadores de arte Maria José Justino e Fernando Bini.

    O bate-papo, mediado pela diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, será transmitido ao vivo neste domingo (23), pelo canal Canal do YouTube da instituição, às 16h.

     A live é uma edição especial do programa Artistas do Acervo, que está sendo realizado de maneira virtual e que tem como principal objetivo oferecer um espaço de diálogo entre o público e os artistas que têm obras no acervo do MON.

    “Nada é mais importante para um Museu do que o seu acervo, por isso, este programa é muito especial, principalmente neste momento de distanciamento em que permite que a arte chegue até as pessoas através de seus criadores, os artistas, levando conforto e inspiração ao público que está em casa”, diz a diretora-presidente da instituição.

    ENRIQUECE - Com mais de 60 anos de vida dedicados à arte, Fernando Velloso enriquece o acervo do MON com quatro obras de sua autoria. São elas: o óleo sobre tela “Grande Composição em Azul” e “Evocação de Elementos Simbólicos”, “Totem da Floresta” e “Partida em Busca do Imaginário” (estas três, em técnica mista).

    As edições virtuais do programa Artistas do Acervo são mensais e as próximas terão as participações da artista e fotógrafa Milla Jung, dos designers Carol Armellini e Paulo Biacchi e da artista e professora Fernanda Magalhães. Até novembro, o tema dos encontros será “Conforto em Confronto”.

    CURADORES

    Maria José Justino é professora, ensaísta, curadora e crítica de arte. Tem mestrado em Filosofia pela PUC-SP; pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2008) e doutorado pela Universidade de Paris VIII (1991) em Estética e Ciências das Artes. Integra o Conselho de Cultura do Estado do Paraná, no Museu Oscar Niemeyer e no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Professora aposentada da UFPR e da Embap, é autora de mais de 70 artigos e livros, entre eles: “Mulheres na Arte: Que Diferença Isso Faz?”, “Frans Krajcberg: A Tragicidade da Natureza pelo Olhar da Arte”, e “Modernidade e Pós-modernidade em Hélio Oiticica”.

    Fernando Bini é artista plástico formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, mestre em Letras pela PUCPR e com DEA pela Universidade de Paris VIII. Professor de História da Arte e Estética da UFPR e da PUCPR, também atua como pesquisador, crítico de arte e curador. Desde a década de 1970, tem se dedicado às pesquisas teóricas sobre arte contemporânea, à crítica de arte e do design, à curadoria e apresentação de exposições. 

    SOBRE O MON - O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

    DECRETO - O MON está temporariamente fechado para o público, atendendo ao decreto estadual nº 4.230, que determinou o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas e teatros – e suspendeu os eventos artísticos e culturais a partir do dia 17 de março de 2020.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Revista UAU!

    Deixe seu comentário sobre: "MON faz homenagem aos 90 anos do artista Fernando Velloso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.