Uma das grandes damas da dramaturgia, a atriz Lea Garcia morreu nesta terça-feira (15), aos 90 anos. A artista estava em plena atividade e aguardava no Rio Grande do Sul, a homenagem que receberia no Festival de Gramado neste sábado, 19 de agosto.
A informação foi confirmada pelos familiares da estrela em uma publicação nas redes sociais. "É com pesar que nós familiares informamos o falecimento agora na cidade de Gramado da nossa amada Léa Garcia", diz a mensagem.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Léa Garcia (@leagarciaeumesma)
continua após publicidade
- LEIA MAIS: Narcisistas? Psicólogo avalia atitudes dos pais de Larissa Manoela
O filho e empresário de Léa, Marcelo Garcia, informou que a atriz teve um infarto. Ela chegou a ser encaminhada para o Hospital Arcanjo São Miguel, mas chegou sem vida.
Nota do Festival de Cinema de Gramado:
É com imenso pesar que a organização do Festival de Cinema de Gramado informa que a atriz Léa Garcia faleceu na madrugada de hoje (15), no hotel que estava hospedada em Gramado. A atriz receberia o troféu Oscarito na noite de hoje, ao lado de Laura Cardoso. De acordo com o Hospital Arcanjo São Miguel, a causa da morte foi um infarto agudo do miocárdio.
Lea Garcia foi uma pioneira nas artes dramáticas. Tem em seu currículo um feito raro: a indicação ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no longa Orfeu Negro, considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
Entre outros papeis marcantes, a atriz estrelou a histórica montagem de Orfeu da Conceição (1956) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o longa Filhas do Vento, pelo qual ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado em 2003.
Sempre presente em novelas da Globo, o último trabalho da atriz foi em Sol Nascente (2017). Ela ainda atuaria nos seriados Arcanjo Renegado e Mister Brau. Ela era uma referência para atores e atrizes negros, já que foi uma das que conseguiram romper o racismo nas produções dramatúrgicas.
Deixe seu comentário sobre: "Léa Garcia morre aos 90 anos durante Festival em Gramado"