MAIS LIDAS
VER TODOS

LUTO

Guitarrista Eddie Van Halen, morre aos 65 anos

O músico Eddie Van Halen morreu nesta terça-feira, 6, aos 65 anos, de acordo com informações divulgada por seu filho, Wolf, nas redes sociais. Ele tinha um câncer."Ele foi o melhor pai que eu poderia ter", escreveu Wolf no Twitter. "Todo momento que eu co

Da Redação

·
Guitarrista Eddie Van Halen, morre aos 65 anos
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.10.2020, 17:19:03 Editado em 06.10.2020, 17:35:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O músico Eddie Van Halen morreu nesta terça-feira, 6, aos 65 anos, de acordo com informações divulgada por seu filho, Wolf, nas redes sociais. Ele tinha um câncer.

continua após publicidade

"Ele foi o melhor pai que eu poderia ter", escreveu Wolf no Twitter. "Todo momento que eu compartilhei com ele dentro e fora do palco foi um presente. Meu coração está partido e eu acho que nunca vou me recuperar totalmente dessa perda."

Por duas décadas, o Van Halen, banda fundada por ele e por seu irmão mais velho Alex em 1972, dominou as paradas do hard rock americano.

continua após publicidade

Eddie nasceu em Amsterdam em 1955, mas ainda na adolescência se mudou com a família para Pasadena, na Califórnia. Foi lá que, ao lado de David Lee Roth e do baixista Michael Anthony, o grupo começou a fazer sucesso em clubes de West Hollywood, e já com o primeiro álbum, Van Halen (1978), Eddie começou a mostrar para o mundo sua habilidade frenética na guitarra, muito marcada pela velocidade, e também pelo "tapping", a técnica de tocar o instrumento batendo com as duas mãos nas cordas na altura do braço. Suas principais influências, segundo entrevistas dele próprio, foram Eric Clapton e Jimmy Page.

Em uma pesquisa da revista americana Rolling Stone publicada em 2015, entre músicos, críticos e jornalistas, Eddie Van Halen foi eleito o oitavo melhor guitarrista de todos os tempos, na lista entre Duane Allman e Chuck Berry.

Num estilo musical que explorou as fronteiras entre o hard rock e o heavy metal, Van Halen conquistou uma legião de fãs e fez sua banda vender milhões de cópias de álbuns como 1984 (1984), que contém o mega hit Jump. Entre 1986 e 1995, o grupo lançou quatro discos consecutivos que alcançaram o número 1 das paradas nos EUA.

continua após publicidade

Ainda nos anos 1980, Eddie viria a colaborar com Michael Jackson, com o solo na canção Beat It - e esse foi um dos motivos para a saída, bastante comentada na época, de David Lee Roth da banda, em 1984.

Roth logo foi substituído por Sammy Hagar, com quem o Van Halen emplacou seus discos e turnês mais bem sucedidos. Eddie ainda viria a trabalhar em colaborações com o Black Sabbath, Roger Waters e com o rapper LL Cool J.

Problemas de saúde também marcaram sua carreira. Uma condição crônica de juntas o forçou a uma cirurgia delicada no quadril em 1999, e no ano seguinte ele teve de tratar um câncer na língua. Em 2007, ele foi internado em uma clínica de reabilitação para tratar do vício em drogas, e em 2012 uma diverticulite (inflamação no intestino) interrompeu uma das tentativas de retorno da banda com David Lee Roth, e em 2019 foi anunciado que ele estava em tratamento contra um câncer na garganta.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Revista UAU!

    Deixe seu comentário sobre: "Guitarrista Eddie Van Halen, morre aos 65 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!