Nesta quarta-feira, 26, Gilberto Gil completa 82 anos e a revista Breeza publicou uma entrevista com o cantor. Trechos da entrevista foram divulgadas pelo jornal O Globo.
O artista abriu o jogo sobre sua relação com a erva cannabis. "Eu tinha vontades novas na vida, queria descobrir coisas, e para isso me juntar àqueles que praticavam coisas com as quais eu tinha um mínimo de identificação, de atração. Dentre os hábitos da minha geração, um deles era as experiências com expansores de estados de consciência, então eu acho que estava de acordo, compatível com um momento da vida, a minha idade, o meu impulso daquele momento", disse ele.
Em seguida, Gil afirmou que experimentar essas substâncias foi natural para ele. "Foi natural na minha vida que eu tivesse aqueles impulsos e desejos que me levavam àqueles hábitos e práticas. Durante muitos anos experimentei a cannabis, o peiote, o ácido lisérgico, a ayahuasca, experimentei vários transformadores, expansores de consciência porque, afinal de contas, estavam na pauta. Eram coisas pautadas pelo meu povo, pela minha geração, pelos meus iguais, pelos meus colegas".
- LEIA MAIS: Maconha queima os neurônios? Confira mitos e verdades sobre a cannabis
Relação atual com a Cannabis
Durante a entrevista, Gilberto também comentou sobre sua relação atual com a cannabis e contou que o uso não é tão frequente como antigamente. "É cada vez menos frequente. Eu não tenho nenhum impulso, nenhuma vontade de forçar os processos de transformação da realidade através de situações mentais porque não tenho vontade disso, não tenho mais. Não tenho inclusive energia suficiente para isso. As transformações de estado de consciência através de substâncias… é uma exigência, pelo menos para mim, para minha pessoa e condição, é uma coisa de muita exigência física, exigência mental, então não tenho gosto, não tenho ímpeto e nem coragem para fazer esses exercícios de expansão mental tão exigentes", afirmou.
Por fim, o artista ainda brincou. "Viver com a quase quietude cotidiana da minha mente e do meu corpo já é um esforço cada vez maior. Com o envelhecimento, com a idade, essas coisas ficam mais difíceis, por isso que falei também da coragem. Não tenho mais coragem de ficar enfrentando todos esses redemoinhos que vêm junto com essas experiências. Ficar quieto já é muito difícil", disse aos risos.
Homenagem
O cantor Gilberto Gil completa 82 anos de vida nesta quarta-feira, 26. E a cantora Preta Gil fez questão de homenagear o pai na data especial. Em seu perfil no Instagram, ela resgatou trecho de uma entrevista gravada em 2005 em que responde à pergunta: "como é ser filha de Gilberto Gil?"
Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
"Pergunta que mais escutei a vida inteira. É muito bom ser filha dele. Ele é muito sábio, tem algumas lições que levo para minha vida. Um exemplo de uma pessoa muito batalhadora e criativa no último grau", disse a cantora sobre o veterano.
Na legenda, ela escreveu: "Hoje é aniversário do meu pai, meu mestre, minha inspiração, meu tudo, Gilberto Gil! Ele que me ensina tanto e que eu amo responder o quanto é bom ser sua filha! Que você seja muito feliz e que eu possa cada vez mais desfrutar da sua generosidade e sabedoria! Te amo sempre e sempre, meu pai!", declarou Preta.
Fonte: Revista Caras.
Deixe seu comentário sobre: "Gilberto Gil abre o jogo sobre uso de cannabis: 'Foi natural'"