Eclipse lunar ocorre na madrugada deste domingo - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

CÉU

Foto por
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Um eclipse lunar irá ocorrer na madrugada deste domingo (5). Conforme especialistas, no entanto, os admiradores de astronomia não devem criar muitas expectativas: por se tratar de um fenômeno penumbral, dificilmente é percebido pelo olho humano.

— O que acontece é que o brilho da Lua é diminuído de forma sutil. Nesses casos, o olho humano praticamento não percebe a diferença. Com a ajuda de equipamentos, aí sim, há como medir a luminosidade dela para ver o quanto foi escurecida — explica o diretor-técnico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Marcelo Zurita.

O fenômeno ocorrerá entre as 0h07min e às 2h52min de domingo, no horário de Brasília.

O eclipse penumbral se dá quando a Lua passa pela parte externa da sombra da Terra, projetada pelo Sol, diferente do eclipse umbral, quando uma pedaço da Lua é ocultado pela sombra da Terra.

Com informações, Gauchazh.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Eclipse lunar ocorre na madrugada deste domingo"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.