MAIS LIDAS
VER TODOS

ENTENDA

Assédio ou importunação? saiba a diferença dos crimes

É importante saber diferenciar assédio, importunação e estupro; saiba mais

Da Redação

·
ara caracterizar é preciso que ele ocorra no ambiente de trabalho e que haja diferença hierárquica entre agressor e vítima
Icone Camera Foto por Pixabay- ilustração
ara caracterizar é preciso que ele ocorra no ambiente de trabalho e que haja diferença hierárquica entre agressor e vítima
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.12.2022, 14:36:01 Editado em 07.12.2022, 14:35:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O humorista Tirullipa foi expulso da Farofa da Gkay após ser filmado retirando o biquíni de influencers sem o consentimento delas. Em nota, a organização do evento disse que ele deixaria o evento após praticar "assédio".

continua após publicidade

Afinal, o ato praticado por Tirullipa é assédio? Para isso, é importante saber diferenciar assédio, importunação e estupro.

Assédio sexual

Para caracterizar é preciso que ele ocorra no ambiente de trabalho e que haja diferença hierárquica entre agressor e vítima. Como, por exemplo, um chefe constrange uma funcionária a dormir com ele sob ameaça de ela perder o emprego. Mesmo que não haja uma investida tão direta, mas a pessoa se sentir intimidada ou humilhada com a abordagem do outro, ela é vítima. A aproximação corporal, o toque não consentido, como passar a mão no braço, no cabelo e no rosto, por exemplo, a cantada ofensiva outros exemplos.

continua após publicidade

Importunação sexual

é o ato de praticar, contra vontade de uma pessoa, qualquer ato sexual, sensual ou erótico. Inclui, por exemplo, toques não consentidos, "encoxadas", masturbação, ejaculação, etc. Um exemplo mais comum é o que ocorre em transportes coletivos lotados, onde determinados homens se aproveitam da situação para tocar no corpo das mulheres sem o consentimento delas.Estupro: ocorre com violência ou grave ameaça. Nesta situação, o autor do crime força a vítima a ter consigo conjunção carnal ou qualquer outro ato de perversão sexual. Nesta situação há necessariamente o emprego de violência ou grave ameaça, diferentemente do assédio e importunação sexual. Além disso, para o estupro ser caracterizado não é necessário que haja o sexo, de fato.

Qual a pena de cada um?

Assédio

detenção entre 1 a 2 anos. A pena do assédio sexual será aumentada em até um terço se a vítima for menor de 18 anos. Importunação: - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, se o ato não constitui crime mais grave.

Estupro

reclusão, de 6 (seis) a 10 (dez) anos.Como denunciar?

continua após publicidade

Assédio

A vítima deve procurar ajuda e denunciar o agressor no setor de recursos humanos da empresa, além de fazer a denúncia formal nos órgãos de defesa da mulher.Importunação sexual e estupro - A vítima deve denunciar à Polícia Militar ligando para 190 e também pode fazer a denúncia no Centro de Atendimento à Mulher pelo número 180 ou à Guarda Municipal número 153. O Disque-Denúncia também está aberto a esse tipo de caso, número 181, assim como o Disque 100 de Direitos Humanos.

Com informações, Universa Uol

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Revista UAU!

    Deixe seu comentário sobre: "Assédio ou importunação? saiba a diferença dos crimes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!