MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Aneurisma cerebral: entenda diagnóstico recebido por ex-bbb

A doença é grave e, caso não seja descoberta logo, pode causar sérios riscos à saúde e qualidade de vida do paciente

Da Redação

·
Aneurisma cerebral: entenda diagnóstico recebido por ex-bbb
Icone Camera Foto por Reprodução/TV Globo
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.03.2022, 09:38:31 Editado em 10.03.2022, 09:38:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A campeã do Big Brother Brasil 21, Juliette Freire, falou como foi o diagnóstico de aneurisma cerebral que recebeu durante um check-up, em uma entrevista concedida ao Pedro Bial. Mas, segundo a ex-bbb, a complicação de saúde acabou não sendo confirmada depois de uma intervenção médica em São Paulo.

continua após publicidade

O aneurisma é um problema que atinge principalmente mulheres por volta dos 50 anos de idade e que fumam. A mesma doença matou a irmã dela, Julienne, que morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), causado por um aneurisma cerebral que se rompeu quando ela tinha 17 anos.

A doença é grave e, caso não seja descoberta logo, pode causar sérios riscos à saúde e qualidade de vida do paciente.

continua após publicidade

O que é um aneurisma?

O diretor de Neurocirurgia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Enrico Ghizoni, concedeu uma entrevista ao g1 e falou sobre a complicação de saúde.

De acordo com ele, o aneurisma é uma dilatação dos vasos sanguíneos, uma fragilidade na parede da artéria, a via onde circula o sangue do nosso organismo.

continua após publicidade

"Quando a câmara de um pneu de uma bicicleta está mais frágil, forma-se uma bolha nela. Então aneurisma é mais ou menos parecido com isso porque a parede do organismo é bem mais fina do que a parede do vaso", explica.

O aneurisma cerebral, por sua vez, acomete as artérias intracranianas, que nutrem o nosso cérebro.

Essa "bolha", se não descoberta logo, pode se romper a qualquer momento, causando sérias consequências de saúde para o paciente, ou até mesmo a morte.

continua após publicidade

Ghizoni diz que a maioria dos estudos estimam que 2% da população mundial tenha algum aneurisma, mas que somente 0,5% irão apesentar um aneurisma que irá se romper ou sangrar.

Enrico também diz que é necessário a realização de exames, como ressonância magnética ou uma tomografia, para que a doença seja descoberta, caso não haja rompimento, pois ela é silenciosa.

continua após publicidade

"Geralmente são achados acidentais. O paciente vai investigar alguma dor de cabeça, algum problema do tipo e aí a gente identifica esse aneurisma que não rompeu", relata o neurocirurgião.

Já os que apresentam rompimento trazem os principais sintomas associados:

Uma súbita e forte dor de cabeça, que aumenta com o passar do tempo; "Geralmente a pior dor de cabeça da vida desse paciente", alerta Ghizoni.

continua após publicidade

Problemas na visão - caso o aneurisma cresça perto do nervo da visão;

Desmaios, náuseas, vômitos;

Dor no pescoço;

Rigidez bucal;

Nesses casos, uma angiografia cerebral digital é mais indicada, um procedimento mais invasivo que utiliza cateteres para chegar até os vasos cerebrais.

Sintomas como perda de memória ou alucinações são mais raros, mas Ghizoni explica que isso pode acontecer como uma sequela da doença, não na fase aguda.

Fonte: G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Revista UAU!

    Deixe seu comentário sobre: "Aneurisma cerebral: entenda diagnóstico recebido por ex-bbb"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!