Mais lidas

    Revista UAU!

    Curiosidade

    13 de outubro é Dia do Fisioterapeuta, entenda a origem da comemoração

    13 de outubro é Dia do Fisioterapeuta, entenda a origem da comemoração
    Foto por Reprodução
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 13.10.2020, 11:38:20 Editado em 13.10.2020, 11:38:25
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    O Dia do Fisioterapeuta é comemorado anualmente em 13 de outubro no Brasil.

    Também conhecido como o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, esta data celebra o trabalho do profissional ligado à área da saúde que auxilia na recuperação física do corpo humano.

    Além disso, os fisioterapeutas ainda ajudam a prevenir doenças musculares e ósseas, com massagens e exercícios localizados, por exemplo.

    Por sua parte, o Terapeuta Ocupacional atua indicando atividades intelectuais e físicas que permitem a recuperação de pacientes que sofreram AVC ou que sofreram acidentes. Igualmente, ajudam a crianças com dificuldades motoras indicando exercícios específicos que melhorem seu rendimento.

    A data foi criada através do Decreto de Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969, que regulamenta a atividade desses profissionais no Brasil.

    Em 1975, também foi decretada a lei nº 6316, que define todos os direitos e deveres que os fisioterapeutas possuem em território nacional.

    Em 2015, a Presidente Dilma Rousseff validou o Decreto nº 13.084, de 8 de janeiro, que institui oficialmente o dia 13 de outubro como Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.

    Internacionalmente, o Dia Mundial do Fisioterapeuta é celebrado anualmente em 8 de setembro, data esta instituída através da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT - World Confederation for Physical Therapy), em 1996.


    Com informações: Calendarr.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Revista UAU!

    Deixe seu comentário sobre: "13 de outubro é Dia do Fisioterapeuta, entenda a origem da comemoração"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.