Em Jardim Alegre alguns projetos através da Secretaria Municipal de Agricultura, por intermédio da Prefeitura e com apoio da Câmara de Vereadores que repassa sobras de recursos do duodécimo tem buscado fortalecer a agricultura familiar, articulando produtores e contribuindo com tecnologias para melhorar a produtividade e a diversificação agrícola no município.
Um dos projetos em desenvolvimento, implantado em 2019, é o Viveiro Municipal Comunitário, onde os produtores rurais cadastrados colaboram no projeto, preparando os substratos e na manutenção das mudas, e ao final recebem as plantas gratuitamente. As sementes e insumos são adquiridos com recursos do Município, e a assistência técnica é oferecida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural - Iapar/Emater (IDR-PR).
Conforme o técnico agrícola da Secretária Municipal de Agricultura, Alex Belettati, o objetivo do viveiro comunitário é apoiar o desenvolvimento da diversificação agrícola, por meio de processos participativos e integrados, que viabilizem as condições necessárias para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores.
No momento os produtores estão preparando 3 mil mudas de uva que serão levadas para o plantio em novembro. “Sozinho é difícil para o produtor adquirir as mudas, trabalhando em parceria como está sendo aqui no viveiro fica mais fácil para eles, como também para a Prefeitura”
O projeto foi iniciado em 2019, e desde de então já foram produzidas mudas de café, pitaya e maracujá. “Também vamos produzir aqui citrus, goiaba, abacate, e outros conforme for aparecendo a necessidade”.
Parceria
Um dos parceiros do projeto é Câmara de Vereadores que repassa para a Prefeitura recursos relativo à economia do duodécimo, em 2019, dos R$ 250 mil repassados ao executivo R$ 30 mil estão sendo investidos pela Secretaria de Agricultura em incentivos ao agricultor, como o do Viveiro Comunitário.
Na manhã desta sexta-feira, o presidente da Câmara, Rubens Castro, e o vereador Claudinei Ferreira estiveram visitando os trabalhos no viveiro. “Isso mostra que com união é possível chegar longe. Estamos felizes de ver que os recursos estão sendo muito bem aplicados na diversificação da agricultura, em um processo de geração de renda para o pequeno agricultor, e na redução de custos", destacou Castro.
Deixe seu comentário sobre: "Viveiro de mudas comunitário fortalece a agricultura familiar em Jardim Alegre"