MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA FAMILIAR

Viveiro de mudas comunitário fortalece a agricultura familiar em Jardim Alegre

O projeto foi iniciado em 2019, e desde de então já foram produzidas mudas de café, pitaya e maracujá

Da Redação

·
Já   foram produzidas mudas de café, pitaya e maracujá
Icone Camera Foto por TN Online
Já foram produzidas mudas de café, pitaya e maracujá
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.07.2020, 15:15:41 Editado em 24.07.2020, 15:18:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em Jardim Alegre alguns projetos através da Secretaria Municipal de Agricultura, por intermédio da Prefeitura e com apoio da Câmara de Vereadores que repassa sobras de recursos do duodécimo tem buscado fortalecer a agricultura familiar, articulando produtores e contribuindo com tecnologias para melhorar a produtividade e a diversificação agrícola no município.

continua após publicidade

Um dos projetos em desenvolvimento, implantado em 2019, é o Viveiro Municipal Comunitário, onde os produtores rurais cadastrados colaboram no projeto, preparando os substratos e na manutenção das mudas, e ao final recebem as plantas gratuitamente. As sementes e insumos são adquiridos com recursos do Município, e a assistência técnica é oferecida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural - Iapar/Emater (IDR-PR).

Conforme o técnico agrícola da Secretária Municipal de Agricultura, Alex Belettati, o objetivo do viveiro comunitário é apoiar o desenvolvimento da diversificação agrícola, por meio de processos participativos e integrados, que viabilizem as condições necessárias para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores.

continua após publicidade
 No momento os produtores estão preparando 3 mil mudas de uva
Foto por TN Online
No momento os produtores estão preparando 3 mil mudas de uva

No momento os produtores estão preparando 3 mil mudas de uva que serão levadas para o plantio em novembro. “Sozinho é difícil para o produtor adquirir as mudas, trabalhando em parceria como está sendo aqui no viveiro fica mais fácil para eles, como também para a Prefeitura”

O projeto foi iniciado em 2019, e desde de então já foram produzidas mudas de café, pitaya e maracujá. “Também vamos produzir aqui citrus, goiaba, abacate, e outros conforme for aparecendo a necessidade”.

continua após publicidade

Parceria

Um dos parceiros do projeto é Câmara de Vereadores que repassa para a Prefeitura recursos relativo à economia do duodécimo, em 2019, dos R$ 250 mil repassados ao executivo R$ 30 mil estão sendo investidos pela Secretaria de Agricultura em incentivos ao agricultor, como o do Viveiro Comunitário.

Na manhã desta sexta-feira, o presidente da Câmara, Rubens Castro, e o vereador Claudinei Ferreira estiveram visitando os trabalhos no viveiro. “Isso mostra que com união é possível chegar longe. Estamos felizes de ver que os recursos estão sendo muito bem aplicados na diversificação da agricultura, em um processo de geração de renda para o pequeno agricultor, e na redução de custos", destacou Castro.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Viveiro de mudas comunitário fortalece a agricultura familiar em Jardim Alegre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!