MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA

Valorizada, soja terá plantio 4% maior na região de Ivaiporã

Nesta safra a soja vai ocupar quase 163 mil de hectares. Na anterior, o plantio foi em156,8 mil hectares

Da Redação

·
Soja deve ampliar novamente área de plantio no Vale do Ivaí
Icone Camera Foto por TN Online
Soja deve ampliar novamente área de plantio no Vale do Ivaí
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.09.2020, 06:38:38 Editado em 20.09.2020, 06:40:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com cotação recorde, a soja deve ampliar novamente área de plantio no Vale do Ivaí na próxima safra. Projeção do Departamento de Economia Rural (Deral) do Núcleo Regional de Ivaiporã da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), aponta crescimento de 4% na área a ser plantada com o grão nos 15 municípios da regional na temporada, ocupando quase 163 mil de hectares. Na safra anterior, os produtores plantaram 156,8 mil hectares.

continua após publicidade

Segundo o engenheiro agrônomo do Deral, Sergio Carlos Empinotti, se o aumento da área for confirmado e contando com clima favorável, a produção regional na próxima temporada deverá somar acima de 600 mil toneladas. Na safra 2019/20 quando os produtores da regional bateram recorde de produtividade, foram colhidas 656,8 mil toneladas. A safra fechou com média de 4,2 toneladas por hectare.

“O bom resultado da safra passada se deve as chuvas que atingiram as lavouras no momento certo e também pelo investimento em tecnologia por parte dos nossos produtores. Isso fez com que o potencial produtivo ultrapassasse em 20% a média histórica da regional de 3,6 toneladas por ha. Tivemos algumas áreas em que foram colhidas até 4,9 toneladas”.

continua após publicidade

O aumento de área destinada ao cultivo do grão nesta safra será transferido de áreas de plantio do milho primeira safra, feijão e pastagem. “Além do preço em alta, a lavoura de soja tem liquidez, é melhor para o produtor aqui da região que encontra facilidade tanto na hora de plantar quanto na colheita”, comenta.

Nesta semana, a saca de 60 quilos da soja estava cotada na região a preço recorde R$ 121, 80. Nesta mesma época, no ano passado, a oleaginosa era cotada a R$ 79.

“Historicamente a soja era cotada em torno de U$ 19. Hoje está a U$ 22. Além de aumentar o preço, a moeda norte-americana segue valorizada em relação ao real, tornando o grão do Brasil mais atrativo no mercado externo”, comenta.

Ainda segundo Empinotti, os produtores da regional devem começar o plantio em outubro. “A época de plantio seria a partir da próxima semana em algumas áreas. Mas com esta estiagem não tem como plantar. Tem previsão de chuva para os próximos dias, mas o volume é muito pouco, abaixo de 10 milímetros e possivelmente o mês de setembro não haverá condições de plantio”, comenta.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Valorizada, soja terá plantio 4% maior na região de Ivaiporã"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!