Região

Valorizada, soja terá plantio 4% maior na região de Ivaiporã

Nesta safra a soja vai ocupar quase 163 mil de hectares. Na anterior, o plantio foi em156,8 mil hectares

Da Redação ·
Soja deve ampliar novamente área de plantio no Vale do Ivaí
fonte: TN Online
Soja deve ampliar novamente área de plantio no Vale do Ivaí

Com cotação recorde, a soja deve ampliar novamente área de plantio no Vale do Ivaí na próxima safra. Projeção do Departamento de Economia Rural (Deral) do Núcleo Regional de Ivaiporã da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), aponta crescimento de 4% na área a ser plantada com o grão nos 15 municípios da regional na temporada, ocupando quase 163 mil de hectares. Na safra anterior, os produtores plantaram 156,8 mil hectares.

continua após publicidade

Segundo o engenheiro agrônomo do Deral, Sergio Carlos Empinotti, se o aumento da área for confirmado e contando com clima favorável, a produção regional na próxima temporada deverá somar acima de 600 mil toneladas. Na safra 2019/20 quando os produtores da regional bateram recorde de produtividade, foram colhidas 656,8 mil toneladas. A safra fechou com média de 4,2 toneladas por hectare. 

“O bom resultado da safra passada se deve as chuvas que atingiram as lavouras no momento certo e também pelo investimento em tecnologia por parte dos nossos produtores. Isso fez com que o potencial produtivo ultrapassasse em 20% a média histórica da regional de 3,6 toneladas por ha. Tivemos algumas áreas em que foram colhidas até 4,9 toneladas”.

continua após publicidade

O aumento de área destinada ao cultivo do grão nesta safra será transferido de áreas de plantio do milho primeira safra, feijão e pastagem. “Além do preço em alta, a lavoura de soja tem liquidez, é melhor para o produtor aqui da região que encontra facilidade tanto na hora de plantar quanto na colheita”, comenta. 

Nesta semana, a saca de 60 quilos da soja estava cotada na região a preço recorde R$ 121, 80. Nesta mesma época, no ano passado, a oleaginosa era cotada a R$ 79.

“Historicamente a soja era cotada em torno de U$ 19. Hoje está a U$ 22. Além de aumentar o preço, a moeda norte-americana segue valorizada em relação ao real, tornando o grão do Brasil mais atrativo no mercado externo”, comenta.

Ainda segundo Empinotti, os produtores da regional devem começar o plantio em outubro. “A época de plantio seria a partir da próxima semana em algumas áreas. Mas com esta estiagem não tem como plantar. Tem previsão de chuva para os próximos dias, mas o volume é muito pouco, abaixo de 10 milímetros e possivelmente o mês de setembro não haverá condições de plantio”, comenta.