MAIS LIDAS
VER TODOS

CID CENTRO

Solenidade online lança consórcio que regionaliza venda de produtos de origem animal

O CID Centro traz o fortalecimento na atividade abrindo espaço aos pequenos produtores, disse Ortigara

Da Redação

·
Solenidade online lança consórcio que regionaliza venda de produtos de origem animal
Icone Camera Foto por Reprodução: Redes Sociais
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.07.2020, 11:40:03 Editado em 16.07.2020, 12:12:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria do Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) lançou na quarta-feira (15), o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural e Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (CID Centro). O consórcio que regionaliza venda de produtos de origem animal - de Guarapuava a Faxinal - é integrado por 30 municípios do Vale do Ivaí e região central do estado totalizando mais de 500 mil habitantes. Em meio ao avanço dos casos do novo coronavírus, a solenidade foi virtual com a presença de algumas autoridades numa rede de supermercados em Ivaiporã e Pitanga.

continua após publicidade

Com o lançamento, a produção regional - leite e derivados, carne, embutidos, peixes, mel - originária de um município poderá ser levada para venda em feiras, mercados, supermercados das cidades consorciadas, desde que atendidas as exigências legais e sanitárias, com a utilização de selo de qualidade CID Centro estampado nos produtos.

Solenidade online lança consórcio que regionaliza venda de produtos de origem animal
Foto por Reprodução: Redes Sociais
continua após publicidade

Para o secretário Norberto Ortigara, o CID Centro traz o fortalecimento na atividade abrindo espaço aos pequenos produtores. “Isso é oportunidade para que pequenos produtores alcem voos maiores. Se trata de um momento histórico, em que os agricultores passam a colocar sua marca, seus produtos à disposição do consumidor com todas as regras de boas práticas que a roça sabe fazer”.

O prefeito Miguel Amaral que na oportunidade representava os prefeitos do consórcio lembrou que o CID Centro é composto de mais de 90% de pequenos municípios. “É um trabalho conjunto de união para que nós conseguíssemos algo que era esperado em toda a história do estado e da região. Agora, os agricultores poderão comercializar seus produtos e levar para bancas de supermercados, mercearias com a certificação do Serviço de Inspeção Municipal”.

Vitória Maria Montenegro Holzmann, chefe do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã disse que o processo já tem 52 estabelecimentos que em breve poderão disponibilizar seus produtos. “Hoje foram lançados dois, o frango caipira de Nova Tebas e o peixe de São João do Ivaí que já fizeram a rotulagem que é um pré requisito e enviaram as suas documentações ao consórcio. Mas, o que chama mais a atenção é a grande quantidade de produtores que estão nos procurando para entrar no consórcio”.

continua após publicidade

SISBI-POA

A life também teve a participação do médico veterinário, Plínio Leite Lopes do Ministério da Agricultura (MAPA), que relatou que CID Centro foi um dos 12 doze consórcios do país selecionados pelo MAPA, para que até o final do ano conquiste a certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

“Motivo de parabenizarmos o consórcio também por essa conquista, é o único do Paraná que está entre os 12. Desejamos que possam aproveitar todo o conhecimento e apoio que será prestado pelo Ministério da Agricultura. Isso claro, criará um novo cenário um novo tempo para todos estabelecimento vinculados ao consórcio, proporcionando condição para os produtos que venham a ser aderidos ao SISBI, possam comercializar os produtos em todo o território nacional”.

continua após publicidade

Também participaram do lançamento virtual, Marcos Batista, da Associação Paranaense dos Estabelecimentos Aderidos ao SISBI (Apesisbi); Aline Nunes, AFFA – DSN/SDA/MAPA; Marcelle Mareze chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 22ª RS, Danúbia Palma Ferreira Dorta, presidente da Associação Comercial Industrial e Serviços de Ivaiporã (Acisi), dentre outros.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Solenidade online lança consórcio que regionaliza venda de produtos de origem animal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!