Região

Seca atrasa plantio de trigo, e preocupa produtores de milho na região

Até agora o trigo foi semeado na regional em 65% da área estimada de 70 mil hectares

Da Redação ·
O Deral também atualizou os números na produtividade do milho safrinha da regiona
fonte: TNOnline
O Deral também atualizou os números na produtividade do milho safrinha da regiona

Devido ao tempo seco que atinge os 15 municípios da área de abrangência do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã, o plantio do trigo está atrasado em relação há anos anteriores. Os agricultores também estão preocupados com a falta de umidade para o desenvolvimento do milho segundo safra.

continua após publicidade

De acordo com informações do engenheiro agrônomo Sergio Carlos Empinotti, do Departamento de Economia Rural (Deral) até agora o trigo foi semeado na regional em 65% da área estimada de 70 mil hectares.

“A chuva que caiu na semana passada foi pouca de modo que não houve grande avanço no plantio. Teve lugar que choveu 5 milímetros em outros lugares 15 mm. Aqui na cidade (Ivaiporã), por exemplo, choveu 4 mm.  Em termos de trigo ainda tem um bom tempo para o plantio, mas na questão do milho a situação está um pouco mais complicada” pondera Empinotti.

continua após publicidade

Da área plantada com o trigo 10% que foi plantado mais cedo já se encontra germinada. “A planta já germinada sofre com a estiagem, mas vem aguentando bem, e a chuva da semana passada ajudou um pouco. Cerca de 30% que foi plantado com a terra seca e 25% que foi semeada depois da chuva se encontram em fase de germinação. Vai depender muito do que pode acontecer nos próximos dias para uma avaliação melhor. O ideal seria uma chuva de pelo menos uns 15 mm”.

O Deral também atualizou os números na produtividade do milho safrinha da regional. A nova estimativa é de queda na produtividade com redução de 30% por conta da escassez hídrica. “O milho plantado mais cedo que estão em fase de enchimento de grão e florescimento não completa a espiga, e está perdendo o ponteiro. O que já está madurando e secando este não recupera mais”.  

Na regional a área plantada com o milho safrinha é de 50 mil hectares, 25% encontra-se em fase de desenvolvimento vegetativo, 50% em fase de floração e frutificação e 25% em fase de preenchimento de grão. 

Tags relacionadas: #milho safrinha #seca #trigo