Seca atrasa plantio de trigo, e preocupa produtores de milho na região - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

AGRICULTURA

Seca atrasa plantio de trigo, e preocupa produtores de milho na região

O Deral também atualizou os números na produtividade do milho safrinha da regiona
Foto por TNOnline
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Devido ao tempo seco que atinge os 15 municípios da área de abrangência do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã, o plantio do trigo está atrasado em relação há anos anteriores. Os agricultores também estão preocupados com a falta de umidade para o desenvolvimento do milho segundo safra.

De acordo com informações do engenheiro agrônomo Sergio Carlos Empinotti, do Departamento de Economia Rural (Deral) até agora o trigo foi semeado na regional em 65% da área estimada de 70 mil hectares.

“A chuva que caiu na semana passada foi pouca de modo que não houve grande avanço no plantio. Teve lugar que choveu 5 milímetros em outros lugares 15 mm. Aqui na cidade (Ivaiporã), por exemplo, choveu 4 mm.  Em termos de trigo ainda tem um bom tempo para o plantio, mas na questão do milho a situação está um pouco mais complicada” pondera Empinotti.

Da área plantada com o trigo 10% que foi plantado mais cedo já se encontra germinada. “A planta já germinada sofre com a estiagem, mas vem aguentando bem, e a chuva da semana passada ajudou um pouco. Cerca de 30% que foi plantado com a terra seca e 25% que foi semeada depois da chuva se encontram em fase de germinação. Vai depender muito do que pode acontecer nos próximos dias para uma avaliação melhor. O ideal seria uma chuva de pelo menos uns 15 mm”.

O Deral também atualizou os números na produtividade do milho safrinha da regional. A nova estimativa é de queda na produtividade com redução de 30% por conta da escassez hídrica. “O milho plantado mais cedo que estão em fase de enchimento de grão e florescimento não completa a espiga, e está perdendo o ponteiro. O que já está madurando e secando este não recupera mais”.  

Na regional a área plantada com o milho safrinha é de 50 mil hectares, 25% encontra-se em fase de desenvolvimento vegetativo, 50% em fase de floração e frutificação e 25% em fase de preenchimento de grão. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Seca atrasa plantio de trigo, e preocupa produtores de milho na região"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.