MAIS LIDAS
VER TODOS

LUNARDELLI

Santuário celebra sem romeiros pela primeira vez no Dia de Santa Rita de Cássia

Todos os anos, cerca de 30 mil pessoas passam pela cidade no final de semana mais próximo da data

Da Redação

·
Tradicionalmente, a Festa de Santa Rita de Cássia é comemorada durante todo o mês de maio
Icone Camera Foto por TNOnline
Tradicionalmente, a Festa de Santa Rita de Cássia é comemorada durante todo o mês de maio
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.05.2020, 06:11:03 Editado em 22.05.2020, 06:10:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta sexta-feira (22) é comemorado o dia de Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis. Pela primeira vez, em 26 anos, as ruas de Lunardelli e o santuário dedicado à santa vão amanhecer vazios, sem a movimentação dos ônibus e das pessoas, por conta do cancelamento das romarias em razão do novo coronavírus.

continua após publicidade

Tradicionalmente, a Festa de Santa Rita de Cássia é comemorada durante todo o mês de maio, levando milhares de romeiros ao município. Todos os anos, cerca de 30 mil pessoas passam pela cidade no final de semana mais próximo da data. O cancelamento do evento interfere diretamente no comércio local, que tem no turismo rural uma das principais fontes de renda do município.

Segundo o reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia, padre Celio Tarosso, com a suspensão da festa e cumprindo o decreto de lei municipal que recomenda o isolamento social, o santuário disponibilizou conteúdo via internet para que os romeiros pudessem cumprir a devoção à Santa Rita de Cássia. A programação teve início no dia 13 com a celebração das novenas que foram transmitidas via internet.

continua após publicidade

“É algo totalmente diferente porque em 26 anos de novena nunca houve uma situação assim, sem a presença de romeiros. Com a autorização da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde realizamos as novenas apenas com os moradores da cidade”, comenta.

Mesmo assim, segundo o reitor, o santuário foi preparada para receber as pessoas que não estão no grupo de risco. Apesar da igreja ter capacidade para 2 mil pessoas, os bancos foram retirados, foram dispostas cadeiras com distanciamento de dois metros para receber cerca de 120 fiéis.

“As pessoas vinham com máscaras e, na entrada da igreja, era feita a higienização com álcool e também feita a aferição da temperatura do corpo da pessoa, que é uma das exigências do decreto municipal e foi transmitida pelo nossos meios de comunicação do Santuário. Para este dia 22, vamos seguir o mesmo padrão das novenas, apenas para o público local, mas também com transmissão pelas rádios e televisão aqui da região”.

continua após publicidade

A primeira missa nesta sexta acontece às 10 horas, às 11 horas haverá uma live no canal do Youtube da Diocese de Apucarana com a presença do cantor Célio José. Às 15 horas e 19h30, missas com transmissão dos canais de comunicação do Santuário e da região.

“A gente se entristece sem a presença e a proximidade das pessoas. Durante todo esse período estamos orando a Deus para que essa pandemia seja controlada e erradicada. E hoje com certeza, o dia será voltado para vencermos essa pandemia sob o olhar de Santa Rira de Cássia”, afirma.

O aposentado José Roberto da Silva, que foi flagrado pela reportagem ontem sozinho em frente ao altar disse que se sentia muito triste em ver a cidade vazia. “Para Lunardelli é uma perda grande. Tenho os parentes e amigos que trabalham que estão sendo muito afetados com essa situação. Lunardelli sem os romeiros acaba, mas vai passar e voltar tudo ao normal”, comenta.

continua após publicidade

Comércio Parado

Fora do Santuário, tristeza e preocupação também dos comerciantes e artesãos que trabalham nos arredores e na feira livre que é montada na praça nos finais de semana e durante os dias da festa.

É o caso da artesã e comerciante Naiara Fernanda Rosa da Luz que tem uma loja de produtos religiosos em frente à praça da igreja. “Isso tem trazido muitas dificuldades não só para mim que trabalha com artigos religiosos, mas para todo o comércio, já que o turismo religioso movimento o comércio de Lunardelli. Numa época como está, em anos anteriores tinha pelo menos mais uma diarista ajudando nas vendas, hoje estou sozinha e praticamente não atendo quase ninguém”.

Edison Cordeiro, dono de uma sorveteria também em frente ao Santuário diz que os prejuízos por conta do novo coronavírus são incalculáveis. Ele relata que o comércio da cidade ficou fechado por cerca de 30 dias e só foi reaberto há aproximadamente 10 dias. “Só que o movimento é zero. O mês de maio para os comerciantes aqui da cidade sempre foi a principal data de vendas, por conta do movimento dos romeiros, foi um mês perdido. Era esse movimento de maio que nos ajudava a passar os próximos meses que fica mais frio. Se no ano passado fiquei sem vender sorvete por 90 dias, este ano será 120 dias”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Santuário celebra sem romeiros pela primeira vez no Dia de Santa Rita de Cássia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!