Região

Prefeito decreta medidas restritivas após risco de falta de oxigênio

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Prefeito decreta medidas restritivas após risco de falta de oxigênio
fonte: Reprodução/Ilustração
Prefeito decreta medidas restritivas após risco de falta de oxigênio

O prefeito de Cianorte, Marco Franzato (PSD, decretou medidas restritivas para o combate à Covid-19, como o fechamento do comércio, a partir desta terça-feira (2). A determinação foi anunciada após o gestor afirmar, na segunda-feira (1º), sobre o risco de faltar de oxigênio para pacientes com a doença na cidade.

continua após publicidade

O município não estava seguindo as determinações do governo estadual, válidas desde sábado (27), mas recuou o posicionamento. Por isso, um gabinete de crise de segurança pública foi montado para fiscalizar o decreto municipal e estadual na cidade até domingo (7).

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que a situação sobre o oxigênio em Cianorte foi pontual e houve, rapidamente, a reposição para as unidades municipais. Além disso, que nenhuma unidade do Paraná sofre com o desabastecimento de oxigênio 

continua após publicidade

Oxigênio em Cianorte

A Santa Casa de Campo Mourão informou que emprestou dois cilindros de oxigênio para a Unidade de Pontro Atendimento (UPA) de Cianorte, no domingo (28).

A empresa que fornece oxigênio para Cianorte disse à RPC que não deixou, em momento algum, de atender a prefeitura.

continua após publicidade

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não houve falta de oxigênio em Cianorte. O que ocorreu foi a criação de uma reserva para a cidade, para a possibilidade de faltar cilindros nos próximos dias.

Para evitar o desabastecimento de oxigênio, a secretaria informou que pediu auxílio para Campo Mourão, Terra Boa, Araruna, Umuarama e Jussara. Sendo que cada município emprestou um ou dois cilindros para Cianorte preparar o estoque.

Conforme a secretária, o município pretende devolver os cilindros emprestados para Campo Mourão até quarta-feira (3).

continua após publicidade

Com informações, G1


Tags relacionadas: #Cianorte #DECRETO #oxigênio