Região

Parque de Energia Solar gera economia em Jardim Alegre

O objetivo do Parque de Geração de Energia Solar é reduzir os gastos de iluminação pública no município

Da Redação ·
Prefeito José Roberto Furlan
fonte: TN Online
Prefeito José Roberto Furlan

Em 2019, Jardim Alegre foi  o primeiro  município do país a ter as lâmpadas da iluminação pública 100% LED. Agora, desde o final do mês de novembro é o primeiro município do país a construir um Parque de Geração de Energia Solar  para reduzir os gastos de iluminação pública no município.

continua após publicidade

O Parque de Geração de Energia Solar que foi instalado em um terreno ao lado do Viveiro Municipal foi construído com recursos do Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP) com investimentos em torno de R$ 220 mil.  Foram construídas quatro plataformas com 220 placas fotovoltaicas que geram 75 kilowatts hora. 

Segundo o prefeito José Roberto Furlan (CIDADANIA) a energia produzida será repassada para a rede da Copel e abatida no consumo da iluminação pública do município. “Essa usina veio para reduzir o custo do nosso consumo de energia da iluminação pública, que acreditamos deve ser em torno de 50%”.

continua após publicidade

Com a redução dos custos a Prefeitura pretende ampliar o parque de iluminação pública do município e instalar uma novo Parque de Geração de Energia Solar.

“Já para 2021 pretendemos estar levando a iluminação no Kart Bichara na divisa com Ivaiporã até o nosso parque industrial que vai até Coamo, e ainda no Brasinha. Também já temos um projeto para instalar mais um parque gerador e no futuro praticamente zerar os nossos custos”, relata Furlan. 

Ainda segundo Furlan é um projeto inédito no Brasil, e o objetivo principal é deixar o valor da tarifa de iluminação mais acessíveis aos moradores.  Ele lembra que só com a substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas Led, já foi possível congelar a tarifa de iluminação pública dos contribuintes do município.

continua após publicidade

“Este ano a tarifa não teve aumento anual e para 2021 também não vai ter.  Em dezembro do ano que vem vamos estar fazendo os cálculos e possivelmente em 2022 poderá até ter desconto na tarifa de iluminação que é paga pelo nosso contribuinte”, disse Furlan.

RECONHECIMENTO

Na quinta-feira (10), o prefeito Furlan foi um dos ganhadores do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR).

continua após publicidade

A Prefeitura de Jardim Alegre participou da 8ª edição do prêmio, realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com o projeto “Jardim Alegre 100% Led e Parque de Geração de Energia Solar”.

Segundo o prefeito, um reconhecimento estadual por um projeto inovador, que traz benefícios ao meio ambiente e gera economia do dinheiro público. “Eu e nossa equipe ficamos muito felizes com a premiação, é mais um estimulo para continuarmos trabalhando para transformar Jardim Alegre cada vez melhor”.