MAIS LIDAS
VER TODOS

SUSTENTABILIDADE

Parque de Energia Solar gera economia em Jardim Alegre

O objetivo do Parque de Geração de Energia Solar é reduzir os gastos de iluminação pública no município

Da Redação

·
Prefeito José Roberto Furlan
Icone Camera Foto por TN Online
Prefeito José Roberto Furlan
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.12.2020, 06:36:56 Editado em 19.12.2020, 06:36:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em 2019, Jardim Alegre foi o primeiro município do país a ter as lâmpadas da iluminação pública 100% LED. Agora, desde o final do mês de novembro é o primeiro município do país a construir um Parque de Geração de Energia Solar para reduzir os gastos de iluminação pública no município.

continua após publicidade

O Parque de Geração de Energia Solar que foi instalado em um terreno ao lado do Viveiro Municipal foi construído com recursos do Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP) com investimentos em torno de R$ 220 mil. Foram construídas quatro plataformas com 220 placas fotovoltaicas que geram 75 kilowatts hora.

Segundo o prefeito José Roberto Furlan (CIDADANIA) a energia produzida será repassada para a rede da Copel e abatida no consumo da iluminação pública do município. “Essa usina veio para reduzir o custo do nosso consumo de energia da iluminação pública, que acreditamos deve ser em torno de 50%”.

continua após publicidade

Com a redução dos custos a Prefeitura pretende ampliar o parque de iluminação pública do município e instalar uma novo Parque de Geração de Energia Solar.

“Já para 2021 pretendemos estar levando a iluminação no Kart Bichara na divisa com Ivaiporã até o nosso parque industrial que vai até Coamo, e ainda no Brasinha. Também já temos um projeto para instalar mais um parque gerador e no futuro praticamente zerar os nossos custos”, relata Furlan.

Ainda segundo Furlan é um projeto inédito no Brasil, e o objetivo principal é deixar o valor da tarifa de iluminação mais acessíveis aos moradores. Ele lembra que só com a substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas Led, já foi possível congelar a tarifa de iluminação pública dos contribuintes do município.

continua após publicidade

“Este ano a tarifa não teve aumento anual e para 2021 também não vai ter. Em dezembro do ano que vem vamos estar fazendo os cálculos e possivelmente em 2022 poderá até ter desconto na tarifa de iluminação que é paga pelo nosso contribuinte”, disse Furlan.

RECONHECIMENTO

Na quinta-feira (10), o prefeito Furlan foi um dos ganhadores do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR).

continua após publicidade

A Prefeitura de Jardim Alegre participou da 8ª edição do prêmio, realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com o projeto “Jardim Alegre 100% Led e Parque de Geração de Energia Solar”.

Segundo o prefeito, um reconhecimento estadual por um projeto inovador, que traz benefícios ao meio ambiente e gera economia do dinheiro público. “Eu e nossa equipe ficamos muito felizes com a premiação, é mais um estimulo para continuarmos trabalhando para transformar Jardim Alegre cada vez melhor”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Parque de Energia Solar gera economia em Jardim Alegre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!