Cooperativa de hortifrútis do Vale do Ivaí expande mercado - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

COOPERATIVISMO

Cooperativa de hortifrútis do Vale do Ivaí expande mercado

O Barracão da Agricultura Familiar em Jardim Alegre foi instalado em março
Foto por TN Online
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Com a instalação do Barracão da Agricultura Familiar em Jardim Alegre no mês de março, mais de 100 produtores de hortifrutis associados da Cooperativa de Comercialização Camponesa do Vale do Ivaí (Cocavi) começam a ganhar o mercado regional.

Em breve, os associados terão ainda uma central de processamento mínimo de frutas e hortaliças, que foi adquirido com recursos do Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (Pró-Rural). A cooperativa também se prepara para o mercado digital para divulgar os produtos online. 

Conforme o agrônomo assentado, André Luiz Lazarin, coordenador do projeto, desde que começou a operar, o barracão tem trazido novas oportunidades. “De março para cá, estamos fazendo a inserção da Cocavi para atender os varejistas. Como a cooperativa está conseguindo ofertar um produto daqui da região, está sendo muito bem aceita. Ficamos surpresos como os clientes têm dado prioridade para nossos produtos”. 

Além do aumento das vendas, tem aumentado também a procura de produtores interessados em se associarem a cooperativa. A cooperativa foi criada pelo Assentamento 8 de Abril, mas o estatuto possibilita que agricultores de outros municípios também se associem. Além dos produtores de Jardim Alegre também são associados agricultores de Ivaiporã, Lunardelli, Lidianópolis, Godoy Moreira e Arapuã.

“Toda semana temos produtores nos procurando e explicamos que a cooperativa é da agricultura familiar do Vale do Ivaí e não temos nenhuma restrição. Sendo agricultor familiar, ele pode solicitar a ficha e terá todos os direitos e deveres de todos os cooperados”. 

MERCADO DIGITAL

 Com os clientes e números de associados aumentando, o próximo passo da Cocavi é a implantação da central de processamento mínimo, que tem cozinha industrial, embaladoras a vácuo, câmaras frias, entre outros equipamentos. 

Segundo Lazarin, após submeter hortaliças e frutos a lavagem, descascamento, fatiamento e corte, agrega-se valor aos produtos. “Vamos testar os equipamentos nas próximas semanas. Com essa estrutura instalada e funcionando será potencializada a venda da nossa produção, melhorando ainda mais a renda dos cooperados”, comenta. 

A cooperativa também se prepara para o mercado digital. Recentemente alguns cooperados participaram de oficinas oferecida pelo Sebrae, e aprenderam como criar páginas nas redes sociais, configurar o WhatsApp Business, manipular o Canva - plataforma de design gráfico usada para criar conteúdo visual para a internet. Lazarini explica que as ferramentas ainda não estão sendo utilizadas, mas serão implantadas no dia a dia da cooperativa. 

Deixe seu comentário sobre: "Cooperativa de hortifrútis do Vale do Ivaí expande mercado"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.