O Governo do Paraná, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), implantou o Programa Emergencial Compra Direta Paraná, que neste momento de pandemia terá dois públicos beneficiários: população mais vulnerável do estado e agricultores familiares que por meio de cooperativas ou associações da agricultura familiar farão a comercialização de seus produtos.
No Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã que tem 15 municípios na área de abrangência serão beneficiadas 31 entidades da rede socioassistencial, tais como, asilos, albergues, restaurantes populares, hospitais públicos e filantrópicos. Também serão abastecidos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que poderão disponibilizar os alimentos na forma de cestas básicas diretamente à população vulnerável. O programa terá duração de três meses.
Vitória Maria Montenegro Holzmann chefe da regional da Seab de Ivaiporã diz que o programa além de incentivar hábitos alimentares saudáveis, estimula o cooperativismo e o associativismo, amplia a geração de renda, fortalecendo o desenvolvimento local e regional. “Neste momento de pandemia como o escoamento está mais limitado é um canal a mais de distribuição, que ajuda os produtores através das pequenas associações e as famílias com mais necessidade que terão em suas mesas alimentos de qualidade mais saudáveis”.
Na regional de Ivaiporã foram classificados no programa, a Associação dos Produtores Rurais de Lunardelli (Lunaprol) e a Cooperativa de Comercialização Camponesa do Vale do Ivaí (COCAVI) da cidade de Jardim Alegre. Três cooperativas de outras regionais também fornecerão os gêneros alimentícios nos municípios da região.
O presidente da Lunaprol Lucimar Souza da Silva que na tarde de terça-feira (23) assinou o contrato de fornecimento de alimentos, destacou a importância do programa para os associados. “Nossa associação está começando agora, e temos 60 associados. O programa está sendo uma ótima oportunidade e é um incentivo para que nossos associados possam comercializar suas produções”.
O contrato da Lunaprol prevê a entrega de verduras, hortaliças, frutas, panificados e feijão no CRAS de Lunardelli. “Inclusive os produtores estão começando a plantar feijão novamente e resgatando a cultura, porque até então não havia mais o plantio no município”.
Deixe seu comentário sobre: "Compra Direta Paraná beneficia produtores e entidades sociais da região"