MAIS LIDAS
VER TODOS

CONSÓRCIO

CID Centro alavanca agronegócios no Vale do Ivaí

Todas as agroindústrias dos 30 municípios podem vender seus produtos no território do consórcio

Da Redação

·
João Carlos Tasso e a esposa Juliane Parra, que produzem defumados e embutidos
Icone Camera Foto por TN Online
João Carlos Tasso e a esposa Juliane Parra, que produzem defumados e embutidos
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.08.2020, 05:51:35 Editado em 15.08.2020, 06:09:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Lançado há um mês, o consórcio o CID Centro que regionaliza venda de produtos de origem animal em municípios do Vale do Ivaí e da região central do Paraná já tem 52 agroindústrias instaladas e aptas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Do total, dois agronegócios já regularizam toda a documentação e rotulagem junto ao consórcio e já expõe e vendem seus produtos em todo território. Outros 10 estabelecimentos já estão com a documentação e preparam a rotulagem para entrar no mercado nos próximos dias.

continua após publicidade

Todas as agroindústrias dos 30 municípios podem vender seus produtos - leite e derivados, carne, embutidos, peixes, mel - em feiras, mercados, supermercados das cidades do território do consórcio, desde que atendidas as exigências legais e sanitárias e com a utilização de selo de qualidade CID Centro estampado nos produtos.

 A empresa  atualmente produz quatro toneladas de embutidos e defumados
Foto por TN Online
A empresa atualmente produz quatro toneladas de embutidos e defumados
continua após publicidade

João Carlos Tasso e a esposa Juliane Parra, que produzem defumados e embutidos num pequeno agronegócio no Distrito de Placa Luar em Jardim Alegre, fazem parte do grupo de empreendedores que nos próximos dias vão estar levando a marca do produto deles para todo o território do consórcio intermunicipal.

“Nós somos credenciados pelo SIM desde 2018. A documentação já foi analisada pelo pessoal do consórcio e ainda não começamos a vender para fora de Jardim Alegre por falta a embalagem e as etiquetas que estão sendo confeccionadas. Para preparar tudo tem todo um processo a ser cumprido e isso demora um pouquinho. Acredito que no máximo em 10 dias estará tudo pronto”, diz Juliane Parra.

O casal tem ótimas expectativas com a venda regionalizada. Segundo o marido João Tasso, a empresa que atualmente produz quatro toneladas de linguiças fina, colonial e caipira; kit feijoada; e defumados: costela, linguiça, calabresa e bacon, por mês, tem previsão de quadruplicar as vendas nos próximos anos e se prepara para ampliar o negócio.

continua após publicidade

“Estamos otimistas. De uma população de 12 mil habitantes vamos passar a vender para uma população de cerca de 600 mil habitantes. Já estamos alugando um barracão maior com 400 metros² para nos estruturarmos mais. Hoje o trabalho é meu e da Juliane, mas a expectativa para os próximos anos é contratar uns 15 funcionários”, assinala.

Novos negócios

O médico veterinário do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã, Carlos Eduardo dos Santos, coordenador do Serviços de Inspeção da regional, acredita que até o final do ano pelo menos mais 50 estabelecimento se formalizem e estejam preparadas para a comercialização regional.

continua após publicidade

“Temos uma dezena de estabelecimentos que estão sendo formalizados. Muitos produtores interessados em montar seus negócios individualmente ou através de associação estão nos procurando. Lunardelli, por exemplo, a associação criou a Casa do Mel e vai entrar no projeto CID Centro. Isso, tem ocorrido em todos os municípios”, afirma Carlos Eduardo.

As conquistas do consórcio não se encerram na possibilidade de comercialização dentro do território. O CID Centro está entre os 12 consórcios selecionados, de 53 que se inscreveram, para um projeto piloto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com vistas a garantir o Sisbi/POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). Com isso, o mercado passa a ser o nacional.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "CID Centro alavanca agronegócios no Vale do Ivaí"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!