MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA

Chegada do frio preocupa produtores rurais no Vale do Ivaí

Em 2019 os produtores rurais, principalmente o pessoal da cafeicultura tiveram prejuízos com geada

Da Redação

·
Região do Jacutinga, em Ivaiporã
Icone Camera Foto por TN Online
Região do Jacutinga, em Ivaiporã
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.07.2020, 15:30:38 Editado em 01.07.2020, 15:35:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A chegada do frio preocupa produtores rurais do Vale do Ivaí, que em 2019 já enfrentaram problemas causados por geadas. Para os próximos dois dias a previsão é que a temperatura caia por volta dos três graus. Na madrugada desta quarta-feira (1), em alguns municípios do Vale do Ivaí os termômetros chegaram a marcar seis graus.

continua após publicidade

O cafeicultor Wanderley Alves de Souza, que produz café em aproximadamente cinco alqueires na estrada dos Três Ranchinhos, no Distrito de Jacutinga, em Ivaiporã, é um desses produtores preocupados com as atuais condições climáticas.

“O ano passado já tivemos danos, inclusive, a lavoura teve que ser decepada. Tivemos que cortar embaixo porque a geada matou tudo. Agora o café está brotando e sendo preparado para colheita do ano que vem, mas se gear como vem mostrando as previsões, terei mais um ano perdido ”, disse Souza.

continua após publicidade
 Cafeicultor Marcos Antônio Garcia
Foto por TN Online
Cafeicultor Marcos Antônio Garcia

Marcos Antônio Garcia que toca quatro alqueires em porcentagem também na região do Três Ranchinhos, assim como a maioria dos produtores, se mostra apreensivo. “Muito preocupado, porque o café é o sustento da maioria do pessoal aqui da região. Geada dois anos seguidos é prejuízo que fica difícil de recuperar. Por causa da geada do ano passado, nesta colheita só vai dar mesmo para pagar o custo”.

Preocupação também para os pecuaristas, que nos últimos meses passaram por problemas causados por estiagem prolongada. “O pasto agora está começando a ficar bom, vieram as chuvas nas últimas semanas, e as pastagens estão brotando. Se por acaso tivermos uma geada, aí complica tudo”, disse o pecuarista Hernandes Pereira.

O engenheiro agrônomo Randolfo Oliveira , da regional do Departamento de Economia Rural (Deral) relata que as plantações de trigo na região estão na maioria em fase de desenvolvimento e início de floração, e que também podem ser prejudicadas com danos e prejuízos, caso aconteça uma geada nesta fase. “Se for comprometida a haste floral, fica bastante prejudicada a produção dos grãos. Mas isso, se for uma geada muito forte”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Chegada do frio preocupa produtores rurais no Vale do Ivaí"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!