MAIS LIDAS
VER TODOS

REGIÃO

Casos de Covid-19 crescem novamente e geram alerta

Nos últimos 19 dias, a região já registrou 1.106 casos de covid, uma média de 58,2 por dia, levando em consideração a atualização de ontem feita com base nos boletins da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e prefeituras da região, que trouxe 92 novos dia

Da Redação

·
Casos de Covid-19 crescem novamente e geram alerta
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.11.2020, 09:52:10 Editado em 19.11.2020, 09:52:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nos últimos 19 dias, a região já registrou 1.106 casos de covid, uma média de 58,2 por dia, levando em consideração a atualização de ontem feita com base nos boletins da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e prefeituras da região, que trouxe 92 novos diagnósticos e um óbito, este registrado no município de Apucarana. Em outubro, a média regional era de 41,2 casos/dia. O aumento no número de registros já preocupa as autoridades de saúde e se reflete na ocupação de leitos hospitalares.

continua após publicidade

Relatório de ocupação de leitos divulgado ontem pela 16ª Regional de Saúde de Apucarana, mostra que no Hospital da Providência, o número de pacientes de Covid-19 já superou o número de leitos disponíveis na enfermaria: o hospital tinha ontem 16 pacientes para 15 leitos, uma taxa de ocupação de 106,67%. O número de leitos ocupados na UTI também aumentou: dos 10 leitos disponíveis, 5 estão com pacientes, uma taxa de ocupação de 50%.

Em Arapongas, o boletim epidemiológico feito pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Universidade Estadual de Londrina (UEL), que avalia dados semanais da evolução da pandemia, demonstra uma redução de 28,57% no número de mortes, mas um aumento de 155,26% no registro de novos casos nos últimos sete dias, tendo como base a semana de 08 a 14 de novembro. No comparativo de 30 dias, a alta de 8,55%. Ontem, mais 21 diagnósticos foram confirmados no município. No caso da UTI do Hospital Norte Paranaense (Honpar), de Arapongas, a taxa de ocupação chegou ontem a 60%. Dos 10 leitos disponíveis, 6 estão ocupados por pacientes da Covid-19.

continua após publicidade

Para o chefe da 16ª Regional (RS) de Saúde de Apucarana, Altimar Carletto o aumento de casos na região está relacionado ao relaxamento do protocolo de prevenção. “Estávamos todos empolgados com o fato de que os números estavam diminuindo e certamente isso fez com que a população afrouxasse as medidas de segurança como uso de máscaras, aglomeração de pessoas, e tudo isso está fazendo com que novamente nós tenhamos um aumento nesses casos”, explicou Carletto.

Ele afirma que os números mostram que a pandemia está longe de entrar em declínio. “Agora não é hora de afrouxamento, não é hora de pensar que estamos tranquilos, muito pelo contrário, esses números estão provando que, ao pensarmos assim, e agirmos assim, de maneira equivocada, nós só teremos problemas maiores para enfrentar em um curto prazo”, reiterou.

(COLABOROU ALINE ANDRADE)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Casos de Covid-19 crescem novamente e geram alerta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!