Mais lidas

    Região

    DENGUE

    Carro fumacê combate mosquito Aedes aegypt em São João do Ivaí

    Divulgacão
    Foto por Canal HP
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 08.05.2020, 05:37:50 Editado em 20.05.2020, 09:19:46
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    São João do Ivaí  enfrenta  epidemia de dengue. São mais de 200 casos confirmados no município, e o número de doentes cresce diariamente em quase todos os municípios da região. Para auxiliar no controle da situação, a secretaria municipal de Saúde, com o apoio da 22º Regional de Saúde de Ivaiporã, está aplicando inseticida na cidade e nos três distritos.

    A segunda etapa aconteceu na quinta-feira  (07) nos bairros: Jardim Santa Terezinha, Jardim Ivaí, Mutirão, João Paulo II, Paulo Lopes Dias, Coamo, Residencial Santo Fabris e Conjunto Celso Carlos Paulista.

    Nesta sexta (08),  nos bairros: Jardim Nova Brasília, Jardim Santa Rita, Colégio estadual Arthur de Azevedo, Colégio José de Mattos Leão, Apae e Centro. A partir das 16h30min será nos bairros Alceu Marcos, Dona Valda, Jardim Canaã, Maria Eduarda, Ney Braga , Candoti, Caleffi 1 e 2 e cemitério.

    No sábado (09), a partir das 06h00, o carro do fumacê passará no distrito de Ubaúna. E, a partir das 16h30, fará os distritos de Santa Luzia da Alvorada e Luar.

    É importante reiterar que a eficácia deste método complementar é bastante limitada e depende de vários fatores. O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive preferencialmente dentro dos domicílios humanos, em locais cobertos. As chances de que tais aplicações de inseticidas entrem em contato com o mosquito são mínimas tendo em vista esta característica fundamental do comportamento do vetor. Vale ressaltar, também, que o veneno mata apenas os mosquitos já adultos e não as larvas, o que não impede que novos mosquitos voltem a aparecer depois da passagem do fumacê.

    A orientação é que os moradores deixem as janelas abertas durante a passagem do fumacê, pois o mosquito se esconde em frestas e locais onde as gotículas do veneno não possam grudar em suas asas, o que causa sua morte. Após 30 minutos da aplicação, é que os moradores podem voltar a fechar as residências. Os potes de comida e água dos animais devem ser trocados após a aplicação. 

    * Com informações Canal HP

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Carro fumacê combate mosquito Aedes aegypt em São João do Ivaí"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.