MAIS LIDAS
VER TODOS

RIO IVAÍ

Calor leva mais pessoas a rios da região; lazer requer cuidados

“O rio é muito bom para o lazer, mas muito perigoso se não tiver os cuidados necessários”, diz Marildo Oliveira

Da Redação

·
Rio Ivaí/Salto da Fogueira
Icone Camera Foto por Jair Ferreira/Bella Face
Rio Ivaí/Salto da Fogueira
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.10.2020, 05:07:11 Editado em 03.10.2020, 05:23:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com temperaturas na faixa dos 38º C e piscinas de clubes fechados por conta pandemia, as margens de rios no Vale do Ivaí têm sido mais procurados. O lazer na natureza, entretanto, aumenta os riscos de acidentes e requer cuidados.

continua após publicidade

No último final de semana, um homem de 35 anos morreu afogado em uma prainha localizada a cerca de 500 metros, da balsa do Marolo, em Jardim Alegre na divisa com o município de Grandes Rios.

Marildo de Oliveira, que é morador no Distrito de Porto Ubá, localizado na beira do rio, e coordenador da Patrulha Ambiental do Rio Ivaí, uma ONG voltada para educação ambiental, comenta que no último final de semana já foi possível perceber o grande número de pessoas nas margens dos rios.

continua após publicidade

“O rio é muito bom para o lazer, mas muito perigoso se não tiver os cuidados necessários”, comenta. Nascido e criado distrito de Lidianópolis, Marildo conhece todos os pontos perigosos do Rio Ivaí e já viu muitas tragédias.

“Mesmo a gente que tem muita experiência tem que tomar todo o cuidado. Nessa região entre Jardim Alegre e São João do Ivaí estão os locais mais perigosos do Ivaí, são várias corredeiras e saltos e são exatamente esses os pontos que as pessoas frequentam”, explica Marildo.

Conforme o 2º tenente Fernando Alves Machado, do 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Ivaiporã, os bombeiros estão atentos para o risco de afogamentos que fazem, em média, três vítimas por ano região.

continua após publicidade

“É sempre uma preocupação nessas temporadas de calor. Então sempre orientamos as pessoas que, ao se banharem nos rios, evitem as bebidas alcoólicas e maneirem na alimentação. Mesmo que a pessoa saiba nadar é bom não exagerar na confiança, porque o rio pode ser traiçoeiro”, comenta.Machado diz ainda que a pessoa nunca deve ir sozinho ao rio, deve sempre estar acompanhada.

“Pode acontecer um acidente e uma pessoa que está ali pode jogar um objeto que boie e socorrer a vítima. É bom reforçar que o primeiro passo é ligar 193. A gente sabe que os rios na região são bastante distantes, mas o 193 é o melhor meio para fazer o salvamento das pessoas”, comenta.

MEIO AMBIENTE

continua após publicidade

Além da segurança, a maior ocupação dos rios traz preocupações com o ambiente. “Com mais pessoas nas margens dos rios, aumenta também o descuido com a natureza. Tem pessoas que não tem respeito algum e acabam deixando muito lixo nas matas e até dentro da água” disse Marildo.

A Patrulha Ambiental também prevê realizar um arrastão ecológico nos cerca de 110 quilômetros do rio em que a organização atua nos próximo meses. “Por causa da pandemia não estamos podendo nos reunir, mas estamos nos preparando para novembro fazer esse arrastão ecológico de limpeza do Rio Ivaí”, comenta

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Calor leva mais pessoas a rios da região; lazer requer cuidados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!