MAIS LIDAS
VER TODOS

CASA DO MEL

Apicultor de Lunardelli terá casa de processamento e comercialização do mel

Projeto foi apresentado na segunda-feira (20), em reunião na Prefeitura de Lunardelli com técnicos da Seab e IDR-PR

Da Redação

·
Projeto foi apresentado na segunda-feira (20), em reunião na Prefeitura de Lunardelli com técnicos da Seab e IDR-PR
Icone Camera Foto por TN Online
Projeto foi apresentado na segunda-feira (20), em reunião na Prefeitura de Lunardelli com técnicos da Seab e IDR-PR
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.07.2020, 14:07:15 Editado em 21.07.2020, 14:13:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apicultores da Associação dos Produtores Rurais de Lunardelli (Lunaprol), em poucos meses, terão uma estrutura adequada para processar e comercializar o mel de abelhas do município, a Casa do Mel. Recentemente a Prefeitura fez doação em comodato de um imóvel que fica localizado na Fazenda Gema na saída para o Distrito de Guaretá, que também será reformado pela Secretaria Municipal de Obras. Além disso, o governo municipal vai adquirir os equipamentos necessários para o beneficiamento do mel dentro das normas técnicas.

continua após publicidade

Na segunda-feira (20), em reunião na prefeitura, o prefeito Reinaldo Grola recebeu o projeto desenvolvido pela Secretária Estadual de Agricultura (Seab). “É um prédio que já está pronto e foi construído há bastante tempo para a Agricultura Familiar, mas os projetos não saíram naquela época e ficou em desuso. Agora com o projeto da Casa do Mel em mãos, vamos investir recursos próprios na reforma”. Para a compra dos equipamentos, a Prefeitura vai investir recursos arrecadados através de leilão de bens de inservíveis.

O prefeito acredita que o investimento dará independência para processamento do mel do pequeno produtor, diminuindo custos na produção e melhores preços para a venda. “Temos trabalhado bastante, principalmente no incentivo das agroindústrias, com isso a gente abre mercado para os nosso produtos. Hoje temos a liberdade através do consórcio Cid Centro para comercializar nossos produtos de origem animal em mais de trinta municípios da região”.

continua após publicidade

Segundo o presidente da Lunaprol, Lucimar Souza da Silva, os apicultores estão bastante otimistas com a oportunidade, ele acredita que com o incentivo, a produção de mel no município deve multiplicar. “São dezenas de produtores que já desenvolvem a apicultura em Lunardelli, e esta indústria deverá incentivar outros agricultores familiares a também entrarem na atividade”. Atualmente a produção de mel em Lunardelli é de aproximadamente 20 toneladas.

O médico veterinário da regional da Seab de Ivaiporã, Carlos Eduardo dos Santos, disse que a Casa do Mel, é um projeto que vai dinamizar ainda mais a agricultura e a economia do município. “Lunardelli, hoje é conhecida pelo turismo religioso e também como terra da alfafa, e acredito que em pouco tempo também será conhecida por terra do mel”.

Para Vitória Maria Montenegro Holzmann chefe da regional da Seab de Ivaiporã com este projeto todos saem ganhando, visto que o consumidor tem a garantia de que está comprando um produto que foi produzido, observando as regras sanitárias, e o produtor também amplia os mercados e espaços para comercialização da produção.

continua após publicidade

“É importante ressaltar, que quando há organização as coisas acontecem. A Lunaprol era uma associação que praticamente estava desativada, e em pouco tempo os associados se organizaram, e já conseguiram entrar no programa Compra Direta Emergencial, e agora está saindo esse o projeto do mel”, assinalou Vitória.

A reunião contou também com a presença do secretário municipal de agricultura, Luiz Carlos Gomes Jardim (Cai Cai),dos técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural - Iapar/Emater (IDR-PR) Liliane Fonseca e Andrey Vinicius Lesak, dentre outras autoridades.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Apicultor de Lunardelli terá casa de processamento e comercialização do mel"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!