Adapar realiza ações de controle e prevenção contra raiva - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

REGIONAL IVAIPORÃ

Adapar realiza ações de controle e prevenção contra raiva

Divulgação
Foto por Adapr
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Equipes da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) da regional de Ivaiporã, vem realizando ações de controle e prevenção da raiva dos herbívoros (bovinos, equídeos, ovinos e caprinos). As atividades são executadas na regional da Seab de Ivaiporã, que tem 22 municípios do Vale do Ivaí e da região central do Estado. 

O trabalho consiste em visitas aos abrigos, captura e controle populacional de morcegos hematófagos, que se alimentam exclusivamente de sangue. Esses animais são os principais transmissores da doença na zona rural.  A equipe da Adapar realiza ainda orientações aos produtores rurais.

Anualmente o controle é realizado em 79 abrigos catalogados, dentre eles, ocos de árvores, porões, grutas, cisternas, cavernas e frestas de rochas, casas abandonadas, bueiros sob rodovias, pontes e locais com pouca ou nenhuma  iluminação.  

São feitas capturas noturnas e diurnas. De um a dois morcegos hematófagos capturados são enviados para diagnóstico laboratorial para ver se está contaminado ou não.

O controle populacional dos morcegos hematófagos é através de uma pasta vampiricida aplicada no dorso do morcego capturado. Após isso, são novamente soltos retornando ao seu habitat.  

Ao retornarem aos abrigos outros morcegos hematófagos terão contato com a pasta, que levará esses animais à morte por hemorragia. A cada morcego com a pasta, a estimativa é que sete venham a morrer

A raiva é uma doença grave e fatal, causada por um vírus que ataca o sistema nervoso dos rebanhos. Entre os sintomas da doença, estão à paralisia dos membros, salivação abundante e dificuldade de ingestão do pasto, causando a morte dos animais de seis a oito dias após o início deste quadro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Adapar realiza ações de controle e prevenção contra raiva"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.