MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA

Adapar alerta para entrada em vigor do vazio sanitário da soja

O vazio sanitário da soja entra em vigor no dia 10 de junho e segue até 10 de setembro

Da Redação

·
Adapar alerta para entrada em vigor do vazio sanitário da soja
Icone Camera Foto por TNOnline
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.05.2020, 08:49:39 Editado em 28.05.2020, 09:03:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Entra em vigor no dia 10 de junho e segue até 10 de setembro, o vazio sanitário da cultura da soja, período em que fica proibido o plantio da cultura no Paraná. Além de não semear a oleaginosa, os produtores devem adotar medidas para eliminar a soja tiguera, que é a planta remanescente em meio à cultura do milho e trigo, ou que nasce de forma voluntária após a colheita.

continua após publicidade

O fiscal de defesa vegetal da unidade regional de Ivaiporã da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Felipe Gonçalez Dias Gomes diz que a prática é uma das formas de manejo para evitar a ferrugem asiática da soja.

“Essa janela de 90 dias reduz a presença do inóculo, tarda o aparecimento da ferrugem, e necessariamente ocorre menor uso de aplicação de agrotóxicos”, esclarece.

continua após publicidade

Os produtores rurais que não seguirem as normas podem receber penalidades, conforme prevê a lei estadual, que dispõe sobre a definição e normas para a Defesa Sanitária Vegetal no Estado do Paraná.

“Os produtores devem estar atentos para evitarem multas, e fazer constantemente o monitoramento da propriedade eliminando todas as plantas vivas, que pode ser por trato mecânico ou por herbicida para controlar essa soja tiguera. Até mesmo aquelas que nascem nas margens das estradas e nos carreadores devem ser eliminadas”, orienta.

Se for constatada a planta viva de soja na propriedade durante o vazio sanitário, o agricultor será autuado. Os casos mais graves podem levar até mesmo à interdição da propriedade rural e à proibição de acesso ao crédito rural.

continua após publicidade

Desde 2006, o vazio sanitário vem sendo adotado no Brasil com bons resultados. “Naturalmente se tem maior produtividade e maior controle, quando necessário”, completa Gomes.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Adapar alerta para entrada em vigor do vazio sanitário da soja"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!