MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Professores da rede pública de ensino do Paraná encerram greve

Professores e funcionários da rede estadual de ensino do Paraná decidiram encerrar a greve da categoria nesta quarta-feira (4). A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).A categoria protesta

Da Redação

·
Foto: Divulgação/APP-Sindicato
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Divulgação/APP-Sindicato
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.12.2019, 19:47:00 Editado em 04.12.2019, 19:51:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Professores e funcionários da rede estadual de ensino do Paraná decidiram encerrar a greve da categoria nesta quarta-feira (4). A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).

continua após publicidade

A categoria protestava contra a proposta de de reforma da Previdência estadual. A paralisação começou na segunda-feira (2). 

Segundo a Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed), nos três dias de paralisação, a foi registrada adesão total em 2,7% das 2.143 escolas estaduais do Paraná, e adesão parcial em 16%.

continua após publicidade

De acordo com a Seed, os parâmetros para a reposição de aulas, caso seja necessário, serão definidos pela secretaria em conjunto com os Núcleos Regionais de Educação.

Os deputados estaduais votaram nesta quarta-feira (3) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera as regras do funcionalismo público estadual.

O projeto propõe o aumento da alíquota na contribuição dos servidores,  de 11% para 14%, além do estabelecimento de idade mínima de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres se aposentarem.

continua após publicidade

Os professores também reivindicavam a manutenção do Ensino Médio noturno e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Seed anunciou o remanejamento de vagas do período noturno do ensino médio em escolas estaduais para o período diurno no dia 20 de novembro. A mudança deve começar a valer no ano letivo de 2020.

Segundo o Governo do Paraná, o principal motivo do remanejamento das vagas é a taxa de evasão escolar. Em 2018, a taxa foi de 3,6% para alunos do período diurno, e 17,6% nas turmas da noite, de acordo com a gestão.

Conforme o sindicato dos servidores, o governo não está enfrentando o problema de evasão escolar e usa os dados para justificar o fechamento de turmas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Professores da rede pública de ensino do Paraná encerram greve"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!