Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Governo e prefeitos discutem potencialidades do Vale do Ivaí

.

Durante o Fórum foi entregue  o projeto de sinalização da Rota Cicloturística do Vale da Aventura. (Foto: Ivan Maldonado)
Durante o Fórum foi entregue o projeto de sinalização da Rota Cicloturística do Vale da Aventura. (Foto: Ivan Maldonado)

A Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, por meio da coordenação da Escola de Liderança do Paraná, promoveu ontem (21), o Fórum Regional de Secretários Municipais do Planejamento. O encontro regional aconteceu em Faxinal, no Centro de Convenções. O Fórum, promovido em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e a Paraná Projetos, apresentou o Plano de Desenvolvimento para a Região, focado principalmente em ações de valorização da agricultura familiar e na rota do cicloturismo. 

Na oportunidade, a Paraná Projetos ligada a Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes também entregou o projeto de sinalização da Rota Cicloturística do Vale da Aventura. Também foi apresentado o levantamento socioeconômico da região, que apontou potencial do turismo de aventura e da fruticultura. 

O presidente da Amuvi e prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo destacou a importância do Fórum Regional. “Esse trabalho que está sendo feito hoje deveria ter ocorrido há muito tempo. Nós temos um potencial muito grande que não foi reconhecido por outros gestores, e nunca vimos os olhos dos governantes focados para o desenvolvimento do Vale do Ivaí. Então estamos muito felizes com essa iniciativa do nosso governador Ratinho Junior”, comenta.

O secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, relatou que o Governo do Estado desenvolve um planejamento com base nas vocações regionais. “Hoje o encontro é para saber como o Estado do Paraná pode contribuir para o desenvolvimento da região. São 26 municípios que têm o seu valor, que têm a sua importância e nós queremos aqui ouvi-los para poder planejar o futuro”, destacou. 

Além da vocação turística da região, o secretário destacou também a agricultura familiar. “Nós temos que transformar essa produção agrícola e a industrializar de alguma forma, queremos incentivar muito a criação de micro e pequenas cooperativas, agregando valor e fortalecendo a região”. 

O prefeito de Apucarana, Júnior da Femac enalteceu o trabalho realizado. “Quando a gente faz coisas planejadas com cronogramas e metas as coisas vão acontecendo. Isso é muito importante, planejamento conjunto”. 

Miguel Amaral, prefeito de Ivaiporã, destacou a iniciativa da Amuvi e do Governo do Estado. “Recentemente estivemos no encontro Governo 5.0 em Foz do Iguaçu, onde nos foi mostrado um planejamento excelente e hoje começamos a ouvir o traçado do Estado para que a gente siga na mesma direção e e sintonia, de forma a potencializar a economia e desenvolver toda a região”. 

FEIRA

O evento contou ainda com a Feira de Agricultores Familiares do Vale do Ivaí organizado pela Amuvi, com apoio da Emater, Seab e Sebrae. “Foram convidados os 26 municípios, aqui nós temos flores de Jardim Alegre, Uva de Rosário do Ivaí, artesanato de Faxinal, o pessoal divulgando o turismo, são vários municípios mostrando suas potencialidades”, explicou o secretário da Amuvi, Alexandre Cantagallo. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber