Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Seca coloca quatro municípios em estado de alerta na região

.

A Sanepar colocou em situação  de alerta quatro municípios do Vale do Ivaí, por causa da seca que atinge a região. A recomendação de uso racional da água é válida para os municípios de Godoy Moreira, Rosário do Ivaí, Lunardelli e Jardim Alegre, que juntos, aumentaram em 14% o uso diário de água, cerca de 463 mil litros a mais.

A falta de chuvas regulares nos últimos 128 dias reduziu drasticamente a vazão do Rio Água do Milton, em Godoy Moreira, dificultando a produção de água pela Sanepar. Além disso, as altas temperaturas provocam aumento na demanda por água: o consumo diário aumentou 23%, passando de 390 mil litros de água para 480 mil litros de água por dia. 

Em Rosário do Ivaí, a vazão do Rio Escrita, também está comprometida e o consumo diário aumentou 21%, passando de 440 mil litros de água para 532 mil litros de água por dia. 

Em Lunardelli, o Rio Barreiro, reduziu a vazão, ao mesmo tempo que o consumo diário aumentou 10%, passando de 750 mil litros de água para 821 mil litros de água por dia. 

Em Jardim Alegre, o abastecimento dos poços da cidade está comprometido e o consumo diário aumentou 15%, passando de 1,65 milhões de litros de água para 1,86 milhões de litros de água por dia.

Para amenizar a situação, a Sanepar tem complementado o abastecimento público com caminhão-pipa e está colocando em operação um poço reserva, em caráter emergencial.
 
Mesmo assim, a Sanepar solicita a colaboração da população para que o consumo de água seja priorizado para alimentação, higiene pessoal e limpeza da casa, sem desperdícios.
 
Importante relembrar algumas recomendações para manter o uso racional e consciente da água:

- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
- A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.
- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber