Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Preparação para Dia de Finados movimenta cemitério de Ivaiporã

.

Nos últimos dias tem aumentado o fluxo de pessoas que fazem a limpeza e as preparações nas sepulturas dos familiares. (Foto: Ivan Maldonado)
Nos últimos dias tem aumentado o fluxo de pessoas que fazem a limpeza e as preparações nas sepulturas dos familiares. (Foto: Ivan Maldonado)

Faltando poucos dias para Finados a Prefeitura de Ivaiporã através do Departamento de Meio Ambiente intensificou os serviços de melhorias e limpeza no Cemitério Municipal para receber visitantes. O fluxo de pessoas que fazem a limpeza e as preparações nas sepulturas de parentes e amigos também aumentou. 

Conforme Valdinei Szlapak chefe do Setor de Serviços Urbano estão sendo realizados serviços de poda de árvores, pintura  das guias, meios fios e reparos nos muros.    “Tivemos um vendaval no domingo e estamos refazendo o serviço de limpeza e recolhimento de folhas que estava pronto. O cemitério de Ivaiporã é muito bem arborizado, com a ventania desgalhou muitas árvores e houve muita queda de folhas”.  

Além desses serviços o departamento de meio ambiente executa serviço de paisagismo. Conforme a paisagista Mel Biancato o trabalho consiste no plantio de  folhagens: moreia, dracena, crusea, íris, cropon, e árvores, tais como, aroeira pimenteira e ipê nas imediações do cruzeiro. 

“Todas, plantas perenes que produzem flores. Uma vez plantadas vão permanecer sem necessidade de manutenção há cada quatro meses. Futuramente queremos ampliar e melhorar ainda mais. Inclusive, na entrada do cemitério também plantamos moreia, uma folhagem bem bonita”.

Ainda segundo Szlapak, o prazo para reformas de túmulos encerrou no final de semana. “Reforma, construção, revestimento de túmulos foi definido que seria liberado somente até a última sexta-feira (25).  Desde ontem, só está sendo permitido pintura básica sem o acumulo de resíduos. Já a limpeza dos túmulos poderão ser feitas até mesmo no feriado”. 

O cemitério de Ivaiporã é o maior da região central do estado com  mais de seis mil túmulos perpétuos e duas mil covas rasas, totalizando aproximadamente 25 mil pessoas sepultadas.  O horário de funcionamento do cemitério é das 8 às 18 horas. 


Comércio ambulante
 
O prazo de inscrição para poder praticar as vendas no dia de finados encerra amanhã. Conforme a secretária de indústria, comércio e serviços Rosana Pagé foram disponibilizados 36 espaços.  “Amanhã a gente encerra para poder organizar os locais”.

As inscrições podem ser feitas na Casa do Artesão, ao lado da Biblioteca Pública Municipal. A taxa pela ocupação de solo é de uma unidade fiscal (UF), ou seja, pouco mais de R$ 69,00. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber