Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

‘Delícias de São Francisco’ são atração na festa do Padroeiro de Califórnia

.

Foto: Sergio Rodrigo
Foto: Sergio Rodrigo

Em comemoração ao dia do Padroeiro de Califórnia, fiéis da Paróquia São Francisco de Assis se mobilizam para fabricar e vender os tradicionais doces da festa. Conhecidas como ‘Delícias de São Francisco’, as iguarias são famosas em toda a região pelo sabor e pela fartura. Neste ano, voluntários fabricaram mais de 34 mil unidades para venda. Festa do Padroeiro segue com atrações até domingo.


Getúlio Frutuoso Bovo, de 68 anos, é um dos voluntários. Ele conta que a tradição dos doces é antiga e se confunde com a própria história da cidade. “Eu me lembro desses doces desde sempre por aqui, nem sei dizer há quanto tempo existem”, diz.

O voluntário está neste ano na coordenação das vendas dos doces. Ele revela que sempre fez parte da festa, que tem como principal objetivo, arrecadar fundos para a paróquia da cidade. “Tem muita gente envolvida no trabalho, todos voluntários. Nossa principal atração são os doces, totalmente artesanais. Vem gente de várias cidades da região para comprar, a festa é muito conhecida”, explica.

Bovo diz que a festa conta com um doce exclusivo: é o doce de pau de mamão. Segundo ele, esse doce não pode ser encontrado em nenhum outro lugar. “Esse doce só tem aqui. Dá bastante trabalho para fazer, porque não é feito da fruta e sim do pau da árvore do mamão. É um dos mais procurados da festa”, revela.

A voluntária Jorgina dos Santos ajudou a comandar dezenas de pessoas que trabalharam cerca de um mês para conseguir preparar todos os doces da festa. De acordo com ela, foram produzidos 190 tachos de doces, sendo que cada tacho produz até 180 unidades. São mais de 34 mil unidades de doces, principalmente de amendoim. Os doces são vendidos ao preço único de R$ 1,50. Boa parte da produção já foi vendida antes da festa começar. “Terminamos de fabricar os doces há cerca de 30 dias e já iniciamos as vendas. Falta bem pouco para vender tudo, acredito que durante os festejos do fim de semana acabamos com todas as unidades”, contou.

Além da venda dos doces artesanais tradicionais, durantes os festejos deste final de semana serão montadas barracas com bolos, pudins e pães. Amanhã à noite tem pasteis, espetinhos e outras opções, logo após a missa sertaneja em honra a São Francisco de Assis, marcada para as 19h. No domingo, após a missa, tem almoço com frango e porco assado além de outros acompanhamentos nas barracas de alimentação, além de um show de calouros. Toda a programação acontece na Praça da Igreja Matriz de Califórnia.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber