Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Ivaiporã encerra campanha Setembro Amarelo com palestra voltada aos profissionais de saúde

.

A Prefeitura de Ivaiporã encerrou as ações referentes à campanha Setembro Amarelo, por meio do Departamento Municipal de Saúde, com palestra voltada aos profissionais da Atenção Básica, na terça-feira, dia 1º de outubro, no salão nobre.

Com foco nos jovens, a psicóloga Lumi Hashimoto abordou o tema: “Adolescentes na Contemporaneidade – desamparo e laços fragilizados”. Segundo a psicóloga, a doença crônica do adolescente é a saúde mental. “Por isso, é necessário preparação para lidar com os jovens, que vive na era da solidão compartilhada sem saber o que fazer para sair desse quadro”, alertou Lumi Hashimoto, informando que o suicídio é a 2ª maior
causa de morte entre jovens no mundo.

Em setembro, equipes do Departamento Municipal de Saúde realizaram debates sobre o aumento dos índices de depressão e suicídio, causas e como evita-las. Os debates foram feitos por psicólogas, médicos, professores e alunos na Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí), Ceebja (Centro Estadual de Educação Básica Para Jovens e
Adultos), Rádio Esperança, Centro da Juventude, Unidade Básica de Saúde São Luiz, Campus do IFPR e Colégio Barão do Cerro Azul.

A coordenadora municipal de Atenção Primária em Saúde, Janaina Barbosa, informou que independente de campanhas o município faz estratificação em pacientes. 

Os casos são classificados em baixo, médio ou alto risco, que são os mais graves encaminhados ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Aqueles considerados de baixo risco recebem atendimento na Atenção Básica pelas equipes do Programa Saúde da Família que também mantêm contato com pacientes médio ou alto risco.

O Caps atende pelo telefone (43) 3472-1806.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber