Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Ivaiporã planeja plantio coletivo de 33 mil árvores em um único dia

.

O plantio será realizado em setembro de 2020, nas comemorações do Dia da Árvore. (Fotos: Ivan Maldonado)
O plantio será realizado em setembro de 2020, nas comemorações do Dia da Árvore. (Fotos: Ivan Maldonado)

A prefeitura de Ivaiporã no centro do Paraná está organizando uma ação inédita para plantar 33 mil mudas de árvores em um único dia. A iniciativa integra o programa Ivaiporã Mais Árvores e foi discutida ontem (25) pelo prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSL), a bióloga Denise Kusminski e a paisagista Mel Biancato, servidoras do Departamento Municipal de Meio Ambiente.  

A ação  é inédita e pretende realizar os plantios nos principais corredores viários, calçadas, parques, praças, escolas, quintais e equipamentos públicos do município. O plantio será realizado em setembro de 2020, nas comemorações do Dia da Árvore.

A intenção segundo Miguel Amaral é que o plantio seja coletivo, de forma a fortalecer a consciência cidadã sobre a importância das árvores.  “A ideia é plantar uma árvore por habitante. Queremos que cada ivaiporãense participe, os pais vão plantar com os filhos nas casas, nas escolas, nas calçadas, que se envolvam na construção ecológica do município. Será um dia para celebrar a vida, mostrando a importância das árvores na vida das pessoas e da cidade”. 

Conforme a bióloga Denise Kuminski serão usadas mudas nativas da Mata Atlântica, e espécies adaptadas às condições ambientais do município. 

“São árvores apropriadas para arborização urbana, manacá da serra, aroeira, ipê, ibisco, primavera, extremosa, pata de vaca, palmeira, cerejeira flor, oiti e quaresmeira. Em algumas áreas que não tem fiação elétrica, jardins, parques, serão plantadas árvores frutíferas que não são espécies exóticas invasoras, como jabuticaba, gabirova, araça, romã, fruta do conde, poncã, pinhas e áreas de APP palmito, pinheiro, cedro e capixingui árvores que estão em extinção”, relata Denise.

Segundo Mel Biancato, parte das mudas serão produzidas no Viveiro Municipal. “Também vamos buscar parceria com o IAP e algumas mudas vamos ter que comprar, já que o prazo é muito próximo, algumas mudas terão que ter porte de 1,5 metro para cima. A capacidade dos nossos dois viveiros é de aproximadamente 20 mil mudas”. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber