MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Maringá e Londrina recebem audiências públicas sobre saneamento

Representantes da Sanepar participam na segunda-feira (16), em Maringá, de mais uma audiência pública sobre o novo Regulamento Geral do Saneamento (RGS), promovida pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar). O evento é aberto à sociedade civil organizada,

Da Redação

·
Maringá e Londrina recebem audiências públicas sobre saneamento
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.09.2019, 09:11:00 Editado em 14.09.2019, 09:15:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Representantes da Sanepar participam na segunda-feira (16), em Maringá, de mais uma audiência pública sobre o novo Regulamento Geral do Saneamento (RGS), promovida pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar). O evento é aberto à sociedade civil organizada, representantes de órgãos governamentais, Poder Legislativo e comunidade em geral.

continua após publicidade

As audiências já aconteceram em Santo Antônio da Platina, Ponta Grossa, Cascavel, Umuarama, Campo Mourão, Pato Branco, Guarapuava e Curitiba. Londrina será a última cidade a receber a reunião, na próxima terça-feira (17). No total, serão dez audiências com o objetivo de debater diretamente com a população as regras para atuação das empresas do setor de água e esgoto.

A proposta de regulamento ficou disponível para consulta pública no site da Agepar nos meses de maio e junho e recebeu diversas contribuições. As audiências públicas são a última etapa para que a Agepar faça a elaboração final do documento.

continua após publicidade

O regulamento estabelece as regras de prestação e utilização dos serviços de saneamento a serem observadas pelo prestador de serviços, usuários e terceiros envolvidos. É a forma de garantir o fornecimento de água e o esgotamento sanitário, sem prejuízo ao usuário e com garantias de investimentos para ampliação dos serviços.

Esse processo de construção do novo regulamento vai atualizar as regras estabelecidas em 1988, pelo decreto 3.926, portanto antes do Marco Regulatório do Saneamento – a lei 11.445, de 2007.

O QUE PODE MUDAR
O Regulamento Geral do Saneamento contém as definições dos serviços e equipamentos utilizados para a prestação dos serviços de água e de esgoto; as responsabilidades do prestador de serviços, dos usuários e de terceiros; as unidades e categorias de consumo; os pontos de entrega de água e de coleta de esgoto; as instalações do abastecimento de água e do esgotamento sanitário; as ligações, desligamentos e religações; prazos para prestação de serviços; solicitações de ampliação de rede; hidrantes; adesão aos serviços; atendimento aos usuários presencial, telefônico e virtual; solicitação de informação, serviços, reclamação, sugestão e denúncia; leitura e medição dos volumes de água e de esgoto; fraudes; uso irregular dos sistemas de água e de esgoto; faturamento, pagamento e cobrança de outros serviços; interrupção dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário; infrações, sanções e penalidades aos usuários.

continua após publicidade

ServiçoAudiências Públicas sobre o Regulamento Geral do Saneamento

MaringáData: 16/09 (segunda-feira)Horário: das 19h às 21hLocal: Acim - Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Rua Vereador Basílio Sautchuk, 388 - Zona 01)

LondrinaData: 17/09 (terça-feira)Horário: das 17h às 19hLocal: Acil - Associação Comercial e Industrial de Londrina (Rua Minas Gerais, 297, 1º andar)

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Maringá e Londrina recebem audiências públicas sobre saneamento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!