Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Santuário Santa Rita de Cássia vai construir gruta subterrânea, e investir em novos espaços

.

A gruta atual tem 20 metros² a nova gruta subterrânea terá cerca de 190 metros².  (Foto: Ivan Maldonado)
A gruta atual tem 20 metros² a nova gruta subterrânea terá cerca de 190 metros². (Foto: Ivan Maldonado)

O padre Célio Marcos Tarozo reitor do Santuário Santa Rita de Cássia confirmou nesta semana que uma nova gruta subterrânea será construída em um terreno de 15 x 80 metros quadrado na Praça Geremia Lunardelli anexo ao santuário, o espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Lunardelli. A nova gruta será   quase dez vezes maior que a gruta atual. No terreno, também será construído uma nova Sala dos Milagres e 90 sanitários. 

Conforme padre Célio, o projeto arquitetônico se encontra em fase de conclusão, e deverá ser aprovado pela Mitra Diocesana de Apucarana. “A gruta subterrânea terá aproximadamente 3 metros de profundidade, com acessibilidade, tudo de acordo com as normas de segurança do Corpo de Bombeiros”. 

A gruta atual tem 20 metros² a nova gruta subterrânea terá cerca de 190 metros². “Uma gruta grande, espaçosa, toda climatizada e bem iluminada. E ao lado dela uma nova Sala dos Milagres, e ainda neste terreno cedido pela Prefeitura faremos ainda sanitários, nós temos aqui uma deficiência com isso. Serão construídos 90 banheiros, 50 femininos e 40 masculinos. Também pretendemos ampliar o Salão Paroquial e teremos um espaço maior para queima de velas”

Padre Célio relata ainda que o objetivo da construção dos novos espaços é dar ainda mais conforto aos romeiros. “Tem muita gente que vem ao santuário, principalmente nos finais de semana e acaba ficando horas na fila da gruta que é pequena demais. Com a gruta nova que será muito maior, o fluxo de gente será mais rápido e com maior conforto. Eu até brinco com o pessoal, que a nova gruta vai ter condições de acolher um ônibus de romeiros por vez, pois cabe lá dentro e sobra espaço”. 

A previsão de investimentos do Santuário é de aproximadamente R$ 1.5 milhão. O recursos para a construção são angariados através da Campanha dos Devotos de Santa Rita.  “É uma campanha que gente divulga nos meios de comunicação e também para as pessoas que vem ao santuário. A pessoa se cadastra, e determina o valor que pode ofertar todo o mês, e recebe na casa dela o jornal informativo, e dentro do informativo tem o boleto com o valor que foi determinado”, explica padre Célio.  

Padre Célio acredita que entre os tramites de concretização do projeto, mais a aprovação da Mitra Diocesana, deve levar aproximadamente dois meses. “Dentro dessa perspectiva eu acredito que a gente comece as escavações até o final deste ano”.  

Nos últimos anos o Santuário Santa Rita de Cássia tem recebido vários investimentos em infraestrutura.  “Embora passamos por um período de muita recessão, de crise financeira percebemos que vem crescendo muito o número de romeiros, e ai a necessidade cada vez maior de investir. Então nós ampliamos o Santuário que tinha capacidade para 500 pessoas hoje recebe 2 mil pessoas sentadas, recentemente ampliamos o pátio e fizemos a cobertura térmica de mais de 1 mil metros²”, completa padre Célio.  

 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber