Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Prêmio Café Qualidade Ivaiporã 2019 é entregue a produtores

.

A premiação aconteceu ontem no Salão Nobre da Prefeitura de Ivaiporã. (Foto: Assessoria de Imprensa PMI)
A premiação aconteceu ontem no Salão Nobre da Prefeitura de Ivaiporã. (Foto: Assessoria de Imprensa PMI)

Os melhores cafés produzidos em Ivaiporã na categoria café natural foi conhecido na tarde de ontem (9), em solenidade realizada no Salão Nobre da Prefeitura.  Nesta segunda edição do Prêmio Café de Qualidade Ivaiporã, o produtor Valdecir de Souza conquistou o título com pontuação de 82,75, a  segunda colocação foi para o produtor Valdecir Siqueira Teixeira com 82,29 e em terceiro lugar com 82 pontos foi paro  Walter Marcomini.   

Na solenidade também foi assinado um termo de concessão de uso de um barracão, para os produtores de hortifrútis da agricultura familiar para a instalação de um Centro de Distribuição e Comercialização (CDC). 

Miguel Amaral cumprimentou os presentes e disse que a agricultura é prioridade na atual administração. Ele lembrou que o VBP do município em 2018 cresceu 21,6% enquanto a média estadual foi de pouco mais de 5,0%. “Investimos em nossa agricultura, em pavimentação e melhorias na estrada rural. Estamos fazendo esse trabalho com apoio da Câmara de Vereadores, e ainda realizando eventos que motivem os cafeicultores e demais produtores rurais a investirem em suas propriedades, gerando mais emprego e renda para o município”.  

João Andrade presidente da Associação da Agricultura Familiar de Jacutinga destacou a importância dos apoios para que o café de Ivaiporã ganhasse qualidade. “Até pouco tempo nosso café não tinha reconhecimento, mas com o apoio da Prefeitura de Ivaiporã, Emater, Seab e Iapar melhoramos em tudo. No ano passado fizemos o primeiro concurso municipal, participamos do estadual e tivemos o privilégio de ter o primeiro lugar na categoria, então só temos que agradecer todo o apoio”. 

A diretora do escritório regional da Seab Vitória Maria Holzzman Montenegro destacou o associativismo praticado pela associação de Jacutinga. “A frase que a Prefeitura carrega (Município associativista e empreendedor) mostra quanto a associação da Jacutinga entendeu isso. Agora podemos dizer que temos um café de qualidade e levamos isso para o Brasil inteiro”. 

O gerente da Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, Francisco Barbosa Lima parabenizou os produtores e a Prefeitura pelo trabalho que vem sendo feito pela cafeicultura de Ivaiporã. Ele lembrou que este ano o café de todo o país, por problemas climáticos passa por grandes dificuldades, e na média é inferior ao café produzido em 2018. “Então para vocês que chegaram e fizeram um café de qualidade nós só temos que dar os parabéns. É trabalho de resistência do produtor que acredita na atividade”.

Também participaram do evento,o vice prefeito, Ilson Gagliano;  a gerente regional da Emater, Ana Maria de Moraes;  Cilesio Abel Demoner da Emater implementador estadual do programa café; Paulo Sérgio Franzini, secretário executivo da Câmara Setorial do Café e Adir Salla, secretário municipal de agricultura, dentre outras autoridades.
 
CDC hortifrútis
 
Durante a solenidade, o Prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSL) e o presidente da Câmara de Vereadores Eder Bueno também assinaram um termo de concessão de uso, de barracão localizado na  rodovia Celso Fumio Makita para a Associação da Agricultura Familiar de Jacutinga. No local será instalado um Centro de Distribuição e Comercialização de hortifrútis que tem por objetivo melhorar a comercialização e logística dos hortifrútis dos produtores de Ivaiporã. 

O prefeito Miguel  Amaral relata com entusiasmo a criação do CDC na cidade. “O centro vai atender todos os produtores do município, com a associação de Jacutinga sendo a responsável pela gestão dos negócios. Quero agradecer os vereadores que votaram favorável ao projeto de lei de cessão de uso para a associação", completa Miguel Amaral. 


Concurso Estadual

Dia 24 de outubro, Ivaiporã estará sediando no Scaramal Eventos a final do concurso Café Qualidade Paraná 2019. O concurso promove o potencial das regiões produtoras e insere o café paranaense entre os melhores do Brasil.  

O evento é uma realização da Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, em parceria com a Seab, Iapar, Instituto Emater-PR, Abic e Prefeitura de Ivaiporã. Conta também com o apoio de diversas cooperativas, torrefadoras e empresas ligadas à cadeia produtiva do café.

 

 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber