Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Premiação de melhor café de Ivaiporã acontece na segunda-feira

.

Em outubro Ivaiporã também sedia o Concurso Café Qualidade do Paraná (Foto: Ivan Maldonado)
Em outubro Ivaiporã também sedia o Concurso Café Qualidade do Paraná (Foto: Ivan Maldonado)

Na próxima segunda-feira (9), às 15 horas, no Salão Nobre da Prefeitura de Ivaiporã acontece a entrega de premiação da segunda edição do Prêmio Café de Qualidade Ivaiporã 2019. O evento é realizado pela Associação da Agricultura Familiar de Jacutinga e Prefeitura de Ivaiporã, com apoio da Emater, Seab e Iapar. Em outubro, no dia 24 a cidade  também será sede da final do concurso Café Qualidade Paraná 2019. 

Conforme Rosana Pagé, secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócios o concurso foi  lançado oficialmente em julho no Festival do Café em Jacutinga. “Como este ano tivemos bastante problema, questão da geada, a colheita mais tardia, deixamos para fazer o concurso mais para frente para dar tempo do café ficar melhor preparado. As amostras foram enviadas semana passada para o Iapar. Foi feita  a degustação e classificação com juízes do concurso estadual e já recebemos a pontuação, que por sinal excelente”. 

O secretário municipal de agricultura Adir Sala diz que o resultado do concurso vai mostrar a excelência do café de Ivaiporã. “Os participantes vão verificar que as notas do nosso café são excelentes, mesmo com a geada temos café com qualidade para participar tranquilamente do concurso nacional e ter boa classificação”, relata Adir. 

O prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSL), destaca o trabalho desenvolvido pela Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga  e diz que o apoio da Prefeitura é uma forma de valorizar o homem do campo e o agronegócio.  Ele lembra, que em 2018 um microlote de café natural  produzido no distrito de Jacutinga foi vencedor na 16ª etapa estadual do Prêmio Café Qualidade 2018,  e no 15º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café 2018, ficou classificado entre os cinco melhores do pais.

“Com certeza, hoje o nosso café se encontra no mapa do café do estado e do país, e é através desses concursos que temos condições de divulgar a qualidade do café de nosso município. Os cafeicultores de Ivaiporã e do Jacutinga estão de parabéns. Em outubro estaremos sediando o concurso paranaense e estamos confiantes que teremos café dos nossos produtores muito bem colocado”, assinala Miguel Amaral.
 
Concurso Estadual

Dia 24 de outubro, Ivaiporã estará sediando no Scaramal Eventos a final do concurso Café Qualidade Paraná 2019. O concurso promove o potencial das regiões produtoras e insere o café paranaense entre os melhores do Brasil.  

O evento é uma realização da Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, em parceria com a Seab, Iapar, Instituto Emater-PR, Abic e Prefeitura de Ivaiporã. Conta também com o apoio de diversas cooperativas, torrefadoras e empresas ligadas à cadeia produtiva do café.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber