Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Rio Bom incentiva aleitamento materno

.

A Prefeitura Municipal, por meio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), realizou, nesta quinta-feira (29), um evento alusivo à campanha “Agosto Dourado”, mês dedicado à intensificação das ações de promoções, proteção e apoio ao aleitamento materno. O evento foi realizado na tarde dessa quinta-feira (29), na Unidade de Saúde da Família (USF) e contou com a presença de 19 lactantes e gestantes locais, que tiveram um dia de palestra com uma equipe de multiprofissionais do Cisvir de Apucarana, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância do aleitamento materno para a vida das crianças.

De acordo com a fonoaudióloga, Amanda Gabriela da Silva, o evento foi bem produtivo. “Foi muito importante a presença em massa das gestantes e lactentes. Várias são as dificuldades que essas mães enfrentam,  desde dor, sensibilidade, fissuras, ate mesmo desmame, quando as mães desistem do aleitamento materno e partem para o uso de fórmulas. É importante ressaltar essas questões para que elas saibam que não estão sozinhas nesse processo. Que é preciso a ajuda de um profissional para que possa auxilia-las nas dificuldades que surgirem”, ressalta.

Além da fonoaudióloga, estiveram presentes a nutricionista Nayla de Michele e a psicóloga Daiane da Silva. Segundo Amanda, o trabalho de cada profissional é essencial para as mães. “A fonoaudióloga trabalha com a sucção do bebe, realizando testes da língua, trabalhando no desmame de fórmulas (mamadeiras e chupetas). A nutricionista explica quais são os benefícios que o leite possui, além da composição do prato da criança, quando se inicia a introdução alimentar. E a psicóloga é superimportante para a mãe entender que esse processo é um processo muito difícil; que vai exigir muito e, que de repente, um choro, uma ansiedade faz parte de um processo; e que não é algo que pode evoluir para uma evolução pós-parto, desde que esteja acompanhada”, explica Amanda.

Para o enfermeiro Leandro Benedito, coordenador do USF, foi um momento de muito aprendizado. “Na primeira vez que promovemos essa campanha no município, tivemos momentos de aprendizados importantes para as gestantes e lactantes. Parecem assuntos simples, mas que afeta muitas mães hoje em dia”, afirma. O enfermeiro também agradeceu à toda a equipe de saúde, envolvida na organização desse evento, desde o apoio do presidente da AMS, Luciano Cesar, até a equipe de preparação do lanche.

Você sabia?
Desde 1992, o planeta celebra a “Semana Mundial de Aleitamento Materno”. Mas a campanha só ficou conhecida “Agosto Dourado”, no Brasil, a partir do dia 12 d e abril de 2017, por meio da Lei Nº 13.435. O termo “Agosto Dourado” simboliza a luta pelo incentivo à amamentação em todo o país. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber