Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Família de Jardim Alegre investe em cultivo de suculentas e cactos

.

João Paulo já pensa em aumentar o cultivo das plantas (Foto: Ivan Maldonado)
João Paulo já pensa em aumentar o cultivo das plantas (Foto: Ivan Maldonado)

Em Jardim Alegre no Vale do Ivaí, região central do Paraná, na Chácara  Vitória, a novidade é o plantio de suculentas e cactos. Há um ano o produtor João Paulo Azevedo e a mãe Vitória que já produziam Orquídeas e Rosa do Deserto viu nas suculentas e  nos cactos mais uma oportunidade de renda. O negócio vem dando tão certo, que os produtores planejam aumentar o cultivo.

Conforme João Paulo a vantagem dessas plantqas  é que não precisam ser regados com frequência. “Ideal para quem não tem tempo ou geralmente esquece de regá-las. Tem os cactos e suculentas mais sensíveis outras mais rústicas. Normalmente, dependendo das espécies elas precisam de água a cada 15 dias. Mas, o certo é ver se o solo está seco e precisando de regar. A exigência maior é que elas fiquem em ambiente que receba a luz do sol”, esclarece. 

Além disso são plantas charmosas e com grande variedade de espécies, tamanho e cores. “Ideal para deixar o ambiente mais atrativo, tanto nos jardins de residências, como na decoração das casas e escritórios. O que também vem sendo muito utilizado pelos decoradores é a utilização de recicláveis. Onde fazem reaproveitamento de vasos quebrados e até garrafas pet para montarem um ternário com diversidades de cactos e suculentas, o que dá um belíssimo ornamento”, relata João Paulo.  

As plantas do orquidário de João Paulo, normalmente são comercializadas na região, em floriculturas, feiras e nas exposições de flores que acontece na cidade. “Estamos felizes com o interesse das pessoas por esse tipo de plantas. A procura é alta, porque o preço é acessível, sendo encontradas até por R$ 3,00 conforme a natureza e a espécie.  Mas, tem sculentas exóticas e raras, que chegam a ser comercializadas até por  R$ 150,00”. 

Dentre as suculentas mais procuradas na região, João Paulo cita a planta de Jade. “Muitas pessoas tem procurado a planta de Jade para um bonsai de um custo barato. Normalmente o aprendizado do bonsai tem começado com está suculenta”, completa João Paulo. 

 
Exposição de flores

Para quem se interessa em conhecer melhor as suculentas e cactos nos dias 6, 7 e 8 de setembro tem 14ª Exposição Flores de Jardim Alegre. O evento acontece no Salão Paroquial da Igreja Matriz das 9 às 18 horas. 

A organização é da Associação dos Produtores de Flores e Orquídeas de Jardim Alegre (Assoflor). Estarão em exposição para comercialização orquídeas, rosas do deserto, folhagens, suculentas e cactos. O presidente da Assoflor Carlos Alberto Azevedo destaca  a importância da Exposição para Jardim Alegre.

“É um evento que se tornou um sucesso de público e de negócios. A  Orquídea hoje é uma realidade no município e  para nós é muito prazeroso ver outras  plantas produzidas no município, como a Rosa do Deserto, o cactos e as suculentas ajudando na geração de emprego e renda na cidade", destaca Azevedo.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber